Tópico anterior: Criar o projetoPróximo tópico: Criar o projeto manualmente


Criar o projeto a partir de um modelo

Como gerente de projeto, é possível criar o projeto a partir de um modelo. Os modelos ajudam a garantir a coerência e a melhorar a eficiência na criação de projetos.

É possível criar um projeto e salvá-lo como um modelo. Outros podem usar esse modelo para criar um projeto.

Quando você cria um projeto a partir de um modelo, as seguintes informações são copiadas do modelo para o novo projeto:

Observação: datas de início e término, informações de linha de base e propriedades de finanças não são copiadas de modelos para novos projetos. Se houver recursos definidos com reserva definitiva no modelo de projeto, eles serão copiados como reservados temporariamente.

Siga estas etapas:

  1. Abra a Página inicial e, em Gestão de portfólios, clique em Projetos.
  2. Clique em Novo a partir do modelo.
  3. Filtre para selecionar um modelo de projeto e clique em Avançar.
  4. Preencha os campos na seção Geral. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Método de cálculo de % concluído

    Especifica o método para calcular o valor de % concluído para o projeto e tarefas.

    Valores:

    • Manual. Use este método para inserir o % concluído do projeto, o resumo e as tarefas detalhadas manualmente. Além disso, selecione esse método de cálculo se você estiver usando o CA Clarity PPM com o Microsoft Project ou se você estiver usando uma rotina externa para calcular o % concluído. O campo % concluído é exibido na página de propriedades da tarefa. Quando você usa o método manual, o status de uma tarefa não altera automaticamente. O status da tarefa muda somente quando você atualiza manualmente o valor de % concluído ou o status.
    • Duração. Use este método para acompanhar o % concluído com base na duração. A duração é uma medida do período total do tempo de trabalho ativo da tarefa: desde a data de início até à data de término de uma tarefa. O % concluído de tarefas de resumo é calculado automaticamente com base na fórmula a seguir:
      % concluído da tarefa do resumo = Total da duração concluída da tarefa de detalhe / Total da duração da tarefa de detalhe
      
    • Esforço. Use este método para calcular automaticamente o % concluído do resumo e as tarefas detalhadas, com base nas unidades de trabalho concluídas por atribuições de recursos. Se você atribuir a um recurso que não seja de mão-de-obra, o esforço e as horas trabalhadas desse recurso serão ignorados no cálculo. Os cálculos se baseiam nas fórmulas a seguir.
      % concluído da tarefa do resumo = Soma das horas trabalhadas na atribuição de recursos da tarefa de detalhes / Soma do esforço de atribuição de recursos da tarefa de detalhes
      % concluído da tarefa do detalhe = Soma das horas trabalhadas na atribuição de recursos / Soma do esforço de atribuição de recursos
      

    Padrão: manual

    Observação: defina o método de cálculo do % concluído no início do projeto e não altere esse valor.

    Agrupamento de atribuições

    Especifica o pool de recursos permitido ao atribuir recursos a tarefas.

    Valores:

    • Somente a equipe. Permite somente integrantes da equipe.
    • Agrupamento de recursos. Permitir integrantes da equipe e recursos para os quais você tem direitos de acesso para reservar para um projeto. Com essa opção, quando você atribuir um recurso a uma tarefa, ele também será adicionado como integrante da equipe.

    Padrão: agrupamento de recursos

    Definir datas de custo planejado

    Especifica se as datas do custo planejado são sincronizadas com as datas de investimento. A seleção da opção de um plano financeiro detalhado não afeta as datas do custo planejado.

    Padrão: selecionado

  5. Preencha os campos na seção Organogramas. Essas informações definem os ORG a ser associados ao projeto para fins de segurança, organização ou relatórios.
  6. Preencha os campos na seção Copiar opções do projeto do modelo. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Trabalho na escala por

    Define a porcentagem pela qual a estimativa de trabalho em cada tarefa deve ser aumentada ou diminuída para o novo projeto. A escala é relativa ao modelo.

    Valores: 0-100 (onde zero significa nenhuma alteração)

    Padrão: zero

    Orçamento da escala por

    Define a porcentagem (positiva ou negativa) como o fator de escala para os valores em dólares definidos nos planos de custos e nos planos de benefícios do projeto.

    Valores: 0-100 (onde zero significa nenhuma alteração)

    Padrão: zero

    Exemplo: o projeto de modelo de 01/01/12 a 31/12/12 aloca $ 10.000,00 para custo planejado e $ 20.000,00 para benefício planejado pela duração do projeto. Se um valor Ajustar orçamento em 20% for definido, os planos serão copiados para o novo projeto como segue. Suponha que a duração do projeto é a mesma do projeto do modelo:

    • O custo planejado mostra US$ 12 mil (ajustado por um adicional de 20% do valor original).
    • O benefício planejado mostra US$ 24 mil (ajustado por um adicional de 20% do valor original).
    Converter recursos em funções

    Especifica se deve ser feita a substituição dos recursos no novo projeto pelas funções principais ou pelas funções da equipe dos recursos nomeados no modelo do projeto. Se um recurso nomeado não tiver função principal ou de equipe, ele será retido no novo projeto. Essa configuração ignora a configuração padrão de gerenciamento de projeto na página Definições.

    Por exemplo, um plano de custo usa um recurso como um atributo de agrupamento. Ao marcar esta caixa de seleção, o plano de custo do modelo é copiado. No entanto, os valores do recurso não são convertidos em funções. O valor de recurso pode ser o único valor que diferencia uma linha de detalhe de item de linha de outra. Na ausência do valor, as linhas de detalhes duplicadas podem resultar no plano de custo.

    Padrão: desmarcado

  7. Salve as alterações.