Tópico anterior: Definir as propriedades geraisPróximo tópico: Definir as propriedades de risco


Definir as propriedades do cronograma

Defina as propriedades do cronograma para as seguintes finalidades:

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto.
  2. Abra o menu Propriedades e, em Propriedades, clique em Cronograma.
  3. Preencha os campos na seção Cronograma. Os campos a seguir precisam de explicação:
    A partir da data

    Define a data para incluir dados nas estimativas de tempo e orçamento. Essa data é usada em cálculos de EVA (Earned Value Analysis - Análise de valor agregado), como COTA (Budgeted Cost of Work Scheduled - Custo Orçado do Trabalho Agendado) e direciona os cálculos de custos. A EPT de um projeto não é programada na Data a partir de, ou antes dela.

    % concluído

    Define a porcentagem de trabalho que foi concluída no projeto, com base na porcentagem de conclusão das tarefas e dos subprojetos. Esse campo é exibido somente se o método de cálculo de % concluído estiver definido como Duração ou Esforço.

    Padrão: 0

    Valores: 0 a 100

    Método de cálculo de % concluído

    Especifica o método para calcular o valor de % concluído para o projeto e tarefas.

    Valores:

    • Manual. Use este método para inserir o % concluído do projeto, o resumo e as tarefas detalhadas manualmente. Além disso, selecione esse método de cálculo se você estiver usando o CA Clarity PPM com o Microsoft Project ou se você estiver usando uma rotina externa para calcular o % concluído. O campo % concluído é exibido na página de propriedades da tarefa. Quando você usa o método manual, o status de uma tarefa não altera automaticamente. O status da tarefa muda somente quando você atualiza manualmente o valor de % concluído ou o status.
    • Duração. Use este método para acompanhar o % concluído com base na duração. A duração é uma medida do período total do tempo de trabalho ativo da tarefa: desde a data de início até à data de término de uma tarefa. O % concluído de tarefas de resumo é calculado automaticamente com base na fórmula a seguir:
      % concluído da tarefa do resumo = Total da duração concluída da tarefa de detalhe / Total da duração da tarefa de detalhe
      
    • Esforço. Use este método para calcular automaticamente o % concluído do resumo e as tarefas detalhadas, com base nas unidades de trabalho concluídas por atribuições de recursos. Se você atribuir a um recurso que não seja de mão-de-obra, o esforço e as horas trabalhadas desse recurso serão ignorados no cálculo. Os cálculos se baseiam nas fórmulas a seguir.
      % concluído da tarefa do resumo = Soma das horas trabalhadas na atribuição de recursos da tarefa de detalhes / Soma do esforço de atribuição de recursos da tarefa de detalhes
      % concluído da tarefa do detalhe = Soma das horas trabalhadas na atribuição de recursos / Soma do esforço de atribuição de recursos
      

    Padrão: manual

    Observação: defina o método de cálculo do % concluído no início do projeto e não altere esse valor.

    Importante: Verifique se as datas de início e término das tarefas e as atribuições são as mesmas ou estão dentro das datas de início e término do projeto. Além disso, as datas de início e de término do projeto são automaticamente redefinidas de acordo com as datas de início e de término das tarefas e atribuições.

  4. Preencha os campos na seção Acompanhamento. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Modo de acompanhamento

    Indica o método de acompanhamento que é usado pelas atribuições do recurso para inserir o tempo gasto nas tarefas do projeto.

    Valores:

    • Clarity. As atribuições do recurso inserem o horário relativo às tarefas atribuídas usando planilhas de horas.
    • Nenhum. Recursos que não são de mão-de-obra acompanham as horas trabalhadas a partir dos registros de transação financeira ou por meio do agendador de desktop, como o Open Workbench e o Microsoft Project.
    • Outros. As horas trabalhadas são importadas de um aplicativo de terceiros.

    Padrão: Clarity.

    Código de encargo

    Define o código de encargo contra o qual as transações do projeto serão cobradas. Se você também definir códigos de encargo no nível de tarefa em planilhas de horas, os códigos de encargo da tarefa substituem esse código.

  5. Marque a caixa de seleção Impedir tarefas não atribuídas na planilha de horas se não desejar permitir que os usuários adicionem ao projeto tarefas da planilha de horas não atribuídas.
  6. Preencha os campos na seção Definição de equipe. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Unidade de ORG da equipe padrão

    Define a unidade de ORG padrão definida e usada quando se adicionam integrantes da equipe a esse projeto. Essa unidade de ORG descreve um requisito de definição de equipe, e pode ser um agrupamento de recursos, um local específico ou um departamento. Mapeando funções com unidades de ORG e gerentes de recursos, as funções podem ser preenchidas com mais precisão. A unidade de ORG da equipe padrão é usada durante o planejamento de capacidade para analisar a demanda com relação à sua capacidade usando o ORG da equipe como critérios de filtro.

    Exemplo:

    Use o ORG para descobrir se dispõe de capacidade suficiente para programadores em Atlanta a fim de suprir a demanda de programadores nesse local.

  7. Salve as alterações.