Tópico anterior: Verifique os pré-requisitosPróximo tópico: Executando e programando um relatório avançado


Criar uma exibição ad hoc e um relatório

Use os Relatórios avançados para criar exibições ad hoc e relatórios selecionando campos nos domínios. Em seguida, será possível executar os relatórios ou programar sua execução em uma ocasião futura.

Observação: para obter as descrições dos domínios, consulte Domínios de relatórios avançados.

Siga estas etapas:

  1. Abra a Página inicial e, em Pessoal, clique em Relatórios avançados.

    A página Relatórios avançados é exibida. Você verá os links para as diferentes funções dos Relatórios avançados (em blocos). As funções que você pode ver e acessar dependem de sua função de usuário. Os blocos a seguir precisam de explicação:

    Exibições ad hoc

    Permite criar uma exibição limitada dos dados, que podem ser usados para preparar os relatórios ou acessar uma lista das exibições ad hoc existentes.

    Relatórios

    Permite criar e formatar relatórios de exibições ad hoc existentes ou acessar uma lista dos relatórios existentes.

  2. Clique no link Criar exibições ad hoc, selecione um domínio e clique em Escolher dados.

    Observação: clique no link Lista de exibições ad hoc para ver as exibições ad hoc existentes que você pode acessar.

  3. Selecione os campos de domínio que deseja ter disponíveis para sua exibição ad hoc. Clique em Tabela, Gráfico ou Referência cruzada (de acordo com o formato desejado).

    Importante: não é recomendável selecionar todos os campos no domínio. Para obter um melhor desempenho, use as seguintes diretrizes para criar exibições menores:

  4. Crie uma exibição selecionando campos e medidas e adicionando-os (arrastando) para a nova exibição ad hoc.
  5. Salve a exibição ad hoc.

    É possível salvar a exibição ad hoc na pasta compartilhada ou na sua própria pasta particular de usuário. Os outros usuários poderão acessar sua exibição ad hoc se salvar na pasta compartilhada. Somente você poderá acessar a exibição ad hoc se for salva em sua própria pasta.

    Observação: as pastas particulares do usuário podem ser encontradas na pasta principal Usuários. O nome da pasta principal Usuários pode aparecer desativado, mas é possível expandir essa pasta. As subpastas em Usuários estão ativadas, de modo que é possível selecionar sua própria pasta para salvar a exibição ad hoc.

  6. (Opcional) Crie um relatório ao salvar a exibição ad hoc. Os relatórios permitem usar a programação e mais opções de formatação.

    Observação: a função Relatórios avançados usa o servidor de relatórios do Jasper. Para obter informações sobre o uso do Jaspersoft com exibições e relatórios, acesse o site da comunidade do Jaspersoft e clique no link Documentação ou no link Docs. Na página Documentação, selecione a versão do JasperSoft que corresponde à sua release do CA Clarity PPM. Em seguida, clique no link Guia do Usuário do Servidor de Relatórios do Jasper. Consulte as Notas da Versão do CA Clarity PPM da versão do Jaspersoft que corresponde à sua release do CA Clarity PPM.