Tópico anterior: Primeiros passos para a gestão de portfóliosPróximo tópico: Avaliar os requisitos do portfólio


Introdução à gestão de portfólio

Usando o gerenciamento de portfólio, é possível criar e revisar um conjunto de investimentos que pode ser de interesse das partes interessadas em sua empresa. Depois de criar um portfólio, o sistema cria um instantâneo dos dados de seu investimento, os quais serão usados para fins de gerenciamento e geração de relatórios. É possível configurar uma regularidade para atualizar os dados desse instantâneo para coincidir com as últimas informações sobre investimentos. Assim, é possível criar versões ou planos alternativos usando os dados. Para explorar alternativas para seus investimentos, use esses planos para criar e comparar cenários hipotéticos.

Um portfólio é um conjunto de investimentos. Dependendo das suas necessidades, é possível criar os seguintes tipos de portfólios com base no seguinte:

Exemplo: portfólio de TI para projetos atuais

Max, o diretor de PMO na Forward, Inc. deseja criar um portfólio de todos os projetos aos quais a organização atualmente oferece suporte. Existe uma meta orçamentária e de recursos que Max pode usar para os projetos. Com todos os projetos no portfólio, Max usa o Gerenciamento de portfólio para atingir os seguintes objetivos dos negócios:

O diagrama a seguir descreve como um administrador do sistema ou um gerente de portfólio começa o gerenciamento de portfólio.

O diagrama mostra o fluxo de tarefas a configurar para usar o gerenciamento de portfólio

Para começar a trabalhar com o gerenciamento de portfólio, siga estas etapas:

  1. Avaliar os requisitos do portfólio:
  2. Preparar para usar portfólios: