Cobranças reversas representam as transferências entre contas de custos de serviço ou investimento para departamentos. As cobranças reversas debitam (ou cobram) de departamentos os custos compartilhados de investimentos ou serviços entregues durante um período específico. Uma cobrança reversa representa a operação de débito de um sistema de contabilidade. Um crédito correspondente é emitido para os departamentos que fornecem o investimento ou prestam o serviço, creditando-lhes pelo trabalho concluído durante um período específico.
Para processar transações de cobrança reversa, configure contas contábeis e crie regras de cobrança reversa, como as regras de débito padrão, as regras de crédito ou as regras de despesas gerais. As regras que você criar dependem do tipo de processamento de cobrança reversa que você deseja implementar.
As regras acionam cobranças reversas e créditos e determinam os custos compartilhados de investimentos ou serviços. Uma regra de cobrança reversa é um conjunto de propriedades exclusivas que são comparadas com as transações durante os débitos e créditos nos departamentos. As regras de cobrança reversa são compostas de:
Exemplo: custos compartilhados
A Retail Banking da Forward Inc comissionou o desenvolvimento de um aplicativo de hipoteca cujos sistemas são compartilhados pelo Autoatendimento de varejo e Contas especiais de varejo. A Retail Banking está usando o recurso de cobrança reversa para alocar custos incorridos pela TI nesse projeto de desenvolvimento.
Esse projeto exigiu a experiência de desenvolvedores de aplicativo, de análise dos operadores técnicos de TI de varejo e de segurança técnica da TI de operações bancárias de investimentos. A TI da Retail Banking configurou regras de débito e crédito específicas de investimento para custos de cobrança reversa para os departamentos que comissionaram o trabalho e crédito dos departamentos que realizaram o trabalho.
Creditando vários departamentos de TI por trabalho concluído
O gerente financeiro da TI de varejo configurou uma regra de crédito para alocar 100% de crédito entre os três departamentos de fornecedor:
O Desenvolvimento de aplicativos de varejo está executando a maior parte do trabalho de desenvolvimento e recebe um crédito de 50% para os primeiros três meses e de 80% para os três meses restantes.
A Operação técnica de varejo está fornecendo consultoria no início do projeto e é creditada com 25% para os primeiros três meses e com 10% para os três meses restantes.
A TI das operações bancárias de investimento está fornecendo consultoria no início do projeto e é creditada com 25% para os primeiros três meses e com 10% para os três meses restantes.

Debitando várias unidades de negócio por trabalho comissionado
O gerente de projeto de TI de varejo desse projeto configura uma regra de débito para cobrança reversa de 50% a cada trimestre para os departamentos de autoatendimento de varejo e de contas especiais de varejo.

Com regras flexíveis de cobrança reversa, a Forward Inc pode alocar custos de encargos de maneira apropriada aos departamentos que se beneficiam dos serviços que a TI está fornecendo. Ela também permite que os departamentos de TI recebam crédito pelo trabalho entregue.
|
Copyright © 2015 CA Technologies.
Todos os direitos reservados.
|
|