Tópico anterior: Sobre as opções padrão de valor agregado (Investimentos)Próximo tópico: Como calcular e registrar totais de valor agregado


Métricas de valor agregado

Use os campos de VA para acompanhar o desempenho do trabalho a fim de controlar as variações de prazos e custo. As informações de linha de base são fatoradas nos cálculos executados na análise do valor agregado. Todos os campos de valor agregado contêm os cálculos fundamentais usados para a EVA.

Os valores de VA a seguir são calculados para cada atividade programada:

ONT

Exibe o valor calculado pelo sistema do ONT (Budget at Completion - Orçamento no término), que é o custo total orçado no momento da linha de base. Esse valor é calculado com base na fórmula a seguir:

ONT = ((Horas trabalhadas + Trabalho restante) x Taxa de faturamento)) obtidos na hora da linha de base

Linha de base atual obrigatória: sim

COTA

Exibe o valor calculado pelo sistema do Custo orçado do trabalho agendado (COTA). COTA é o valor orçado a ser gasto no projeto em um determinado período de tempo. Se não for especificada, a data será a data atual do projeto ou a data do sistema. O COTA também é conhecido como valor planejado (VP)

O COTA é calculado com base na fórmula a seguir:

COTA = Soma do ONT através de um ponto no tempo

Linha de base atual obrigatória: sim

CRTR

Exibe o valor de CRTR (Custo Real do Trabalho Realizado) calculado pelo sistema, que é o custo direto total incorrido no trabalho realizado com base nas horas trabalhadas registradas. O CRTR é calculado nos seguintes níveis:

Linha de base atual obrigatória: não

COTR

Exibe o valor calculado pelo sistema do Custo orçado do trabalho realizado (COTR). O valor é calculado e registrado quando você determina a linha de base de um projeto ou quando atualiza os totais de valor agregado. O COTR também é conhecido como valor agregado (VA). O COTR representa o valor do custo orçado (ONT) concluído com base no desempenho conforme medido usando o método de cálculo de VA de tarefa.

Os cálculos são feitos com base no nível no qual o cálculo é feito. O COTR é calculado nos seguintes níveis:

Linha de base atual obrigatória: sim

ENT

Exibe o total agregado do custo de todas as horas trabalhadas ao longo do tempo.

ENT (T)

Exibe o valor calculado pelo sistema da ENT (Estimate At Completion - Estimativa no término). Esse cálculo é mais usado quando as variações atuais são vistas como típicas de variações futuras. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

ENT (T) = CRTR + EPT

Linha de base atual obrigatória: não

ENT (TR)

Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa no término (ENT). Esse cálculo é usado com mais frequência quando as variações atuais são vistas como atípicas. E as expectativas da equipe de gestão do projeto são de que variações semelhantes não ocorrerão no futuro. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

ENT (AT) = (CRTR + (ONT - COTR))

Linha de base atual obrigatória: sim

EPT (TR)

Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa para terminar (EPT) usando dados de valor agregado. Esse cálculo é usado com mais frequência quando as variações atuais são vistas como atípicas. E as expectativas da equipe de gestão do projeto são de que variações semelhantes não ocorrerão no futuro. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

EPT (TR) = ONT - COTRc

Linha de base atual obrigatória: sim

EPT (Custo)

Exibe o valor calculado pelo sistema da EPT (Estimate To Completion - Estimativa para terminar), e é calculado com base na fórmula a seguir:

EPT (Custo) = custo da mão-de-obra restante + custo não relacionado à mão-de-obra restante

Linha de base atual obrigatória: não

EPT (T)

Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa para terminar (EPT) usando dados de valor agregado. Esse cálculo é mais usado quando as variações atuais são vistas como típicas de variações futuras. Esse valor é calculado com base na fórmula a seguir:

EPT (T) = (ONT - COTRc)/IDCc

Linha de base atual obrigatória: sim

Os seguintes valores são usados em conjunto para determinar se o trabalho é executado conforme planejado. As medidas empregadas com mais frequência são:

VC

Exibe o valor calculado pelo sistema da Variação de custo (VC). A VC é o valor do que foi realizado até a data em oposição ao que foi gasto até a data. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

VC = COTR - CRTR

Linha de base atual obrigatória: sim

VPR

Exibe o valor calculado pelo sistema da Variação da programação (VPR). VPR é o valor do que foi programado até a data em oposição ao que foi realizado até a data. Um valor positivo indica que o trabalho está à frente do cronograma da linha de base. Um valor negativo indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma da linha de base. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

VPR = COTR / COTA

Linha de base atual obrigatória: sim

IDC

Exibe o valor calculado pelo sistema do IDC (Cost Performance Index - Índice de desempenho de custo), que é uma classificação da eficiência do trabalho realizado. Um valor igual ou maior que um indica uma condição favorável. Um valor menor do que um indica uma condição desfavorável. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

IDC = COTR / CRTR

Linha de base atual obrigatória: sim

IDP

Exibe o valor calculado pelo sistema do IDP (Schedule Performance Index - Índice de desempenho de prazos), que é a proporção do trabalho realizado em relação ao trabalho programado. Um valor menor que um indica que o trabalho está atrasado. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:

IDP = COTR / COTA

Linha de base atual obrigatória: sim

Mais informações:

Como calcular e registrar totais de valor agregado

Valor agregado

Como calcular e registrar totais de valor agregado