

Resumo do planejamento financeiro › Métricas financeiras para planejamento
Métricas financeiras para planejamento
Use as seguintes métricas financeiras para avaliar seus gastos em investimentos individuais e decidir em quais investimentos deseja concentrar no nível do portfólio:
- VPL
- ROI
- TIR
- TIRM
- Ponto de equilíbrio
- Período de retorno de investimento
Exemplo: usando métricas financeiras para tomar decisões sobre a verba
O CIO da Forward Inc precisa tomar decisões sobre a verba para o ano fiscal 2011 com base na TIR, na TIRM e no Período de retorno de investimento para projetos individuais. O gerente de projeto usa um plano de custo ao criar projeções de custo para três projetos propostos. O gerente de projeto também usa um plano de benefícios para criar projeções de benefícios para dois dos projetos. Os planos de benefícios estão associados aos planos de custo correspondentes. Para o terceiro projeto, um resumo financeiro é usado para capturar os custos e benefícios projetados para um determinado tempo. O CIO cria um portfólio que inclui todos os projetos e conclui as seguintes etapas:
- Compara a TIR, a TIRM e o período de retorno de investimento de cada projeto
- Usa a TIR para classificar e considerar os projetos potenciais.
- Usa a TIRM para refletir a lucratividade de um projeto.
Descrições de métricas financeiras
As seguintes métricas financeiras estão disponíveis para ajudá-lo a avaliar seus planos:
- VPL
-
Exibe o valor presente líquido do investimento pelo cálculo do custo total de capital e uma série de pagamentos futuros e renda. Essa métrica é calculada usando a seguinte fórmula:

Em que:
- t representa o período do fluxo de caixa
- N representa o tempo total do projeto
- r é a taxa de desconto ou de retorno que pode ser obtido em investimentos com riscos semelhantes
- Ct é o fluxo de caixa líquido ou a quantidade de dinheiro para o tempo t
- ROI
-
Exibe a proporção de dinheiro adquirido ou perdido no investimento em relação à quantidade de dinheiro investido. Essa métrica é calculada usando a seguinte fórmula:

Em que:
- O benefício total planejado é o valor de benefício definido para o investimento nas propriedades do orçamento ou no plano de benefícios detalhado.
- O custo total planejado é o valor de custo definido para o investimento nas propriedades do orçamento ou no plano de custo detalhado.
- TIR
-
Exibe a taxa interna de retorno ou a taxa de desconto usada para atingir VPL zero para um investimento. Use a TIR como um método alternativo para avaliar um investimento sem estimar a taxa de desconto. O CA Clarity PPM calcula a TIR seguindo uma das maneiras abaixo:
- Se o custo e benefício forem definidos nas propriedades de orçamento do investimento, seus valores são distribuídos de forma regular entre as datas de início e término do custo e benefício planejados.
- Se o custo e benefício forem definidos no plano financeiro detalhado, a TIR é baseada no plano de custo detalhado e seu plano de benefícios associado.
- Caso não haja fluxo de caixa suficiente para tornar o investimento lucrativo, a TIR será um valor negativo.
- Caso não exista um fluxo de caixa, positivo ou negativo, a TIR ficará em branco.
Essa métrica é calculada usando a seguinte fórmula:

Em que:
- O investimento inicial é o custo estabelecido no início do investimento. Pode-se definir esse valor usando o campo Investimento inicial, na página Propriedades do orçamento, em um investimento.
- n representa a quantidade de períodos disponíveis no fluxo de caixa.
- O fluxo de caixa começa com o primeiro período fiscal do plano de custo ou associado ao plano de benefícios, mesmo que anterior, e termina com o último período fiscal do plano de custo ou associado ao plano de benefícios, mesmo que terminar posteriormente. O fluxo de caixa para cada período fiscal corresponde ao benefício projetado menos o custo disponível para o período. Se o benefício ou custo não estiverem disponíveis para um determinado período fiscal, zero é usado.
- TIRM
-
Exibe a taxa interna de retorno modificada ou a taxa usada para avaliar a viabilidade do investimento. Use a TIRM como parte de um processo de orçamento do capital para classificar diversas opções alternativas de investimento. Enquanto o IRR assume que os fluxos de caixa de um investimento sejam reinvestidos no IRR, o TIRM consente que todos os fluxos de caixa sejam reinvestidos nos custos do capital. O CA Clarity PPM calcula a TIRM seguindo uma das maneiras abaixo:
- Se o custo e benefício forem definidos nas propriedades do orçamento do investimento, a TIRM será a soma total distribuída de forma regular no tempo especificado.
- Se o custo e benefício forem preenchidos a partir do plano financeiro detalhado, a TIRM é baseada no plano de custo detalhado e seu plano de benefícios associado.
- Caso não haja fluxo de caixa suficiente para tornar o investimento lucrativo, a TIRM será um valor negativo.
- Caso não exista um fluxo de caixa, positivo ou negativo, a TIRM ficará em branco.
Essa métrica é calculada usando a seguinte fórmula:

Em que:
- reinvest_rate é a taxa de interesse anual para reinvestir no fluxo de caixa positivo. Pode-se definir esse valor usando o campo de taxa de reinvestimento, na página Propriedades do orçamento, em um investimento. Se este valor não estiver definido para um investimento, a reinvest_rate é zero.
- finance_rate é a taxa de financiamento anual no capital emprestado para investimentos. Pode-se definir esse valor usando o campo de custo total de capital, na página Propriedades do orçamento, em um investimento.
- n representa o último período no tempo de vida do investimento (n=i+j).
- Ponto de equilíbrio
-
Exibe a data em que o fluxo de caixa esperado corresponda à saída de dinheiro para um investimento. A data de ponto de equilíbrio corresponde ao período de retorno de investimento.
- Período de retorno de investimento
-
Exibe a quantidade de períodos (em meses) necessária para a soma dos fluxos de caixa esperados corresponder a saída de dinheiro inicial de um investimento. O período de retorno de investimento coincide com a data de ponto de equilíbrio e considera o valor inicial do investimento. Esse valor é parte do custo incluído no primeiro período de um determinado momento.
O período de retorno de investimento provém de uma das maneiras abaixo:
- Se o custo e benefício forem definidos nas propriedades do orçamento do investimento, o retorno de investimento será a soma total distribuída de forma regular no tempo especificado.
- Se o custo e benefício forem preenchidos a partir do plano financeiro detalhado, o retorno de investimento é baseado no plano de custo detalhado e seu plano de benefícios associado.
Mais informações:
Como as métricas financeiras de projetos e subprojetos são calculadas
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
 
|
|