Tópico anterior: Riscos, ocorrências, solicitações de mudança e itens de açãoPróximo tópico: Criar uma solicitação de mudança


Como gerenciar riscos do projeto

Um processo de gerenciamento de risco inclui a identificação, a análise, o planejamento, o acompanhamento e a comunicação dos riscos. O gerenciamento de riscos envolve os riscos, as ocorrências e as solicitações de mudança. A tomada de decisões consciente e informada, com avaliação criteriosa de possíveis problemas e da gravidade de seu impacto, constitui o ponto central do gerenciamento de risco do projeto.

O gerente de projeto cria um risco ou uma ocorrência com base no impacto do risco após identificar e analisar o risco.

É possível identificar riscos a qualquer momento durante o ciclo de vida de um projeto. É possível escalonar um risco para uma ocorrência quando ele provavelmente afetará o projeto de um modo importante. As solicitações de mudança resultam de problemas e podem ajudar a facilitar resoluções efetivas.

O seguinte diagrama e este cenário descrevem uma forma de gerenciamento dos riscos do projeto. Para obter mais informações sobre outras formas de gerenciamento dos riscso, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.

Esta figura mostra o fluxo de trabalho para gerenciar um risco de projeto.

Exemplo: criar e gerenciar um risco de projeto

Neste exemplo, a equipe do projeto na Forward Inc. está desenvolvendo um novo produto, usando uma tecnologia de nicho. Os recursos na organização que têm experiência com essa tecnologia são limitados e, portanto, a equipe deve usar recursos externos para a conclusão do projeto. Além disso, o produto é fornecido com APIs de terceiros para os quais são necessárias aprovações legais.

A equipe identifica dois riscos que afetam seu projeto em uma maneira significativa para análise:

Após a análise, com base no impacto do risco no projeto, o gerente de projeto cria um risco para os recursos limitados e uma ocorrência para a dependência.

Para gerenciar os riscos do projeto, siga estas etapas:

  1. Verificar os pré-requisitos.
  2. Analisar o risco.

Verificar os pré-requisitos

Para concluir todas as tarefas neste cenário, você precisa dos seguintes direitos de acesso:

Criar um risco

Um risco é um possível evento potencial que tem um impacto positivo ou negativo sobre um objetivo do projeto. Identifique os riscos no início de um projeto para tomar ciência de possíveis efeitos sobre o escopo, cronograma, orçamento do projeto e outros fatores. Nesse cenário, a equipe decide reduzir o risco de recursos limitados empregando recursos externos. O gerente de projeto cria um risco detalhado fornecendo todas as informações e seleciona Disponibilidade do recurso na lista suspensa Categoria.

Se a pontuação geral de um risco detalhado for diferente da classificação atribuída a ele, os dois componentes de gerenciamento de risco interagem. A pontuação do risco detalhado substituirá a classificação atribuída. Se você criar um risco detalhado sem atribuir classificações, as pontuações das entradas de risco irão colorir o fator apropriado na lista. A exclusão de um risco detalhado altera a pontuação geral de risco do projeto e a pontuação de risco combinada dessa categoria de risco específica.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto e clique em Riscos/ocorrências/mudanças.
  2. Clique em Novo.
  3. Preencha os campos na seção Geral. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Categoria

    Define a categoria à qual o risco pertence.

    Valores:

    • Flexibilidade – o projeto não é adaptável.
    • Verba – a verba do projeto não está alocada ou está disponível com as restrições.
    • Interface humana – a IU (Interface de Usuário) está mal definida.
    • Implementação – existem incertezas no esforço de implementação e na aceitação do usuário
    • Interdependências – o projeto não é dependente de outros projetos.
    • Objetivos – os requisitos, objetivos, escopo e benefícios não são razoáveis, não são claros, não são mensuráveis e não são verificáveis.
    • Cultura organizacional – o projeto requer alterações na cultura organizacional, nos processos de negócios, nos procedimentos ou nas diretivas.
    • Disponibilidade do recurso – a disponibilidade dos recursos internos é incerta e os recursos externos são necessários.
    • Patrocínio – o patrocínio não está claramente identificado e confirmado.
    • Capacidade de suporte – não é fácil oferecer suporte ao projeto no futuro e precisa de grandes atualizações.
    • Técnico – a tecnologia do projeto não é comprovada e um novo especialista interno ou externo é necessário.

    Observação: ao especificar uma categoria de risco, a pontuação geral do risco substitui qualquer seleção de status diferente que tenha sido feita para a categoria ou o fator de risco.

    Proprietário

    Define o nome do recurso que gerencia o risco. Esse recurso é responsável por assegurar que o risco seja devidamente gerenciado e acompanhado durante todo o seu ciclo de vida.

    Padrão: o recurso conectado no momento.

  4. Preencha os campos na seção Detalhes. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Data de impacto

    Define a data em que as repercussões desse risco poderão afetar o projeto. Se você identificar uma data de impacto, digite uma data no campo Data alvo para resolução.

    Padrão: data atual

    Premissas

    Define as premissas que determinam se esse item pode ser um risco. É possível verificar essas premissas para se assegurar de que continuam válidas durante toda a duração do risco. Se as suposições forem alteradas, o impacto ou a probabilidade de risco também poderão ser alterados.

    Riscos associados

    Define os riscos do projeto que está associado a esse risco. Só é possível vincular esse risco a riscos desse projeto.

    Ocorrências associadas

    Define as ocorrências do projeto que está associado a esse risco. Só é possível vincular esse risco a essas ocorrências nesse projeto.

    Tipo de resposta

    Define o tipo de resposta que você deseja estabelecer com esse risco.

    Valores:

    • Observar. Você não deseja responder a um risco. Em geral, esse tipo é atribuído a qualquer risco cuja pontuação calculada seja baixa. Em outras palavras, embora a probabilidade ou o impacto do risco não seja suficiente para justificar a ação, você ainda deseja que o risco permaneça aberto e irá monitorá-lo.
    • Aceitar. A exposição de risco é aceita e, em alguns casos, não há intenção de perseguir o risco.
    • Transferir. Você deseja transferir o risco para outro projeto. Uma vez transferido, você pode fechar o risco.
    • Mitigar. Você deseja aplicar uma estratégia de resposta para resolver o risco.

    Padrão: Observar

    Observação: nesse cenário, selecione Mitigar.

  5. Preencha os campos na seção Avaliar risco. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Probabilidade

    Define a probabilidade de ocorrência do risco. A probabilidade de risco é usada para calcular a exposição ao risco.

    Valores: Baixa (1), Média (2) ou Alta (3)

    Padrão: Baixa

    Risco calculado

    Exibe a pontuação calculada com base nas seleções feitas nos campos Probabilidade e Impacto.

    Valores:

    • 1 - 3 (verde). O risco calculado é baixo.
    • 4 - 6 (amarelo). O risco calculado é médio.
    • 7 - 9 (vermelho). O risco calculado é alto.
    Impacto

    Define o efeito do risco sobre o projeto. O efeito do risco sobre o desempenho do projeto, a capacidade de suporte, o custo e o cronograma determinam o impacto. Esse valor é usado para calcular a exposição ao risco.

    Padrão: Baixa

  6. Anexe um documento que ofereça informação importante sobre o risco, sua mitigação ou efeito sobre o projeto, se houver algum, na seção Anexos.
  7. Preencha os campos a seguir na seção Resolução. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Resolução

    Define a resolução final desse risco, quando o problema for mitigado. Os dados de resolução são úteis para recuperar o resultado de uma estratégia de resposta de risco ao planejar ou abordar futuros planos de risco de projeto.

    Observação: é possível definir uma resolução criando o risco ou antes de fechá-lo.

    Riscos residuais

    Especifica os riscos encontrados dentro do projeto ou criados como resultado da mitigação a ser tomada para resolver o risco. Ao contrário dos riscos associados, os riscos residuais não compartilham resultados semelhantes, mas resultam de uma ação adotada na resolução de um risco.

  8. Salve as alterações.

Criar uma estratégia de resposta

Quando uma decisão é tomada para mitigar um risco, o gerente de projeto cria e designa o proprietário do risco para desenvolver uma estratégia de resposta. As estratégias de resposta aos riscos documentam as ações, os requisitos de acompanhamento e outras informações de suporte necessárias para reduzir a probabilidade e o impacto do risco.

Independentemente de quem possui o risco, é possível atribuir estratégias de resposta individuais a recursos diferentes e cada uma delas pode ter sua própria data de vencimento. Esses nomes e datas podem ser usados com processos para enviar notificações e lembretes aos proprietários dos riscos. Em geral, crie uma estratégia de resposta ao riscos selecionando um Tipo de resposta como Mitigar.

Em alguns casos, você pode aceitar a exposição do risco e não persegui-lo.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto e clique em Riscos/ocorrências/mudanças.
  2. Abra o risco.
  3. Abra o menu Propriedades e clique em Estratégia de resposta.
  4. Preencha os campos e clique em Adicionar para salvar suas alterações.

Fechar o risco

Após um risco ser mitigado com êxito, altere o status do risco para Fechado e insira a resolução final. Uma resolução detalhada pode ajudar você a se lembrar do resultado de uma estratégia de resposta ao risco ao planejar ou abordar planos de riscos de projetos futuros.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto e clique em Riscos/ocorrências/mudanças.
  2. Abra o risco.
  3. Altere o Status para Fechado.
  4. Insira como o risco foi mitigado na seção Resolução.
  5. Salve as alterações.

Criar uma ocorrência e fechar o risco

Uma ocorrência é um evento que afetou a projeto. Quando o plano de mitigação de riscos falhar, é possível classificar o risco como uma ocorrência. Crie uma ocorrência a partir do risco existente e depois feche o risco. A nova ocorrência herda o nome e a descrição do risco, bem como alguns de seus valores, como o Status (Aberto) e a Data de criação (data de calendário atual). É sempre possível vincular de volta ao risco original. A criação de uma ocorrência com base em um risco proporciona percepção, permite criar ações e tarefas relacionadas a uma ocorrência para conclusão pela equipe do projeto. Além disso, permite que a equipe mantenha um registro das ocorrências e seu resultado para análise no fechamento do projeto e para o planejamento de projetos futuros.

Também é possível conectar outros riscos ou ocorrências relacionados a essa ocorrência. A conexão de todas as ocorrências e todos os riscos relacionados ajuda você a rastrear dependências e reconhecer tendências em análises e auditorias futuras.

Nesse cenário, como parte do plano de mitigação, são contratados prestadores de serviços externos para concluir o projeto. No entanto, os prestadores de serviços contratados não têm o nível necessário de experiência, o que está afetando o andamento do projeto. O risco agora se torna uma ocorrência, o gerente de projeto cria uma ocorrência com base nesse risco e fecha o risco.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto e clique em Riscos/ocorrências/mudanças.
  2. Abra o risco.
  3. Clique em Criar ocorrência.
  4. Preencha os campos na seção Geral. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Categoria

    Define a categoria à qual a ocorrência pertence.

    Valores:

    • Flexibilidade – o projeto não é adaptável.
    • Verba – a verba do projeto não está alocada ou está disponível com as restrições.
    • Interface humana – a IU (Interface de Usuário) está mal definida.
    • Implementação – existem incertezas no esforço de implementação e na aceitação do usuário
    • Interdependências – o projeto não é dependente de outros projetos.
    • Objetivos – os requisitos, objetivos, escopo e benefícios não são razoáveis, não são claros, não são mensuráveis e não são verificáveis.
    • Cultura organizacional – o projeto requer alterações na cultura organizacional, nos processos de negócios, nos procedimentos ou nas diretivas.
    • Disponibilidade do recurso – a disponibilidade dos recursos internos é incerta e os recursos externos são necessários.
    • Patrocínio – o patrocínio não está claramente identificado e confirmado.
    • Capacidade de suporte – não é fácil oferecer suporte ao projeto no futuro e precisa de grandes atualizações.
    • Técnico – a tecnologia do projeto não é comprovada e um novo especialista interno ou externo é necessário.
    Proprietário

    Define o nome do recurso que gerencia a ocorrência. Esse recurso é responsável por assegurar que a ocorrência seja devidamente gerenciada e acompanhada durante todo o seu ciclo de vida.

    Padrão: o recurso conectado no momento.

  5. Preencha os campos na seção Detalhes.
  6. Anexe um documento que ofereça informações importantes sobre a ocorrência, sua resolução ou efeito sobre o projeto, se houver algum, na seção Anexos.
  7. Preencha a seção Resolução depois que o problema for resolvido.
  8. Clique em Salvar e voltar para ir para a página Propriedades de risco para fechar o risco.
  9. Altere o Status para Fechado.
  10. Salve as alterações.

Criar uma ocorrência

Crie uma ocorrência quando o risco impactar o projeto de uma forma significativa. Como o atraso no processo de aprovação é antecipado, o gerente de projeto cria uma ocorrência e atribui a categoria como uma dependência.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto e clique em Riscos/ocorrências/mudanças.
  2. Abra o menu Riscos/ocorrências/mudanças e clique em Ocorrências.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha os campos na seção Geral. Os campos a seguir precisam de explicação:
    ID da ocorrência

    Define o identificador exclusivo da ocorrência. Não é possível alterar o identificador, depois que você salvar a ocorrência.

    Categoria

    Define a categoria à qual a ocorrência pertence.

    Valores:

    • Flexibilidade – o projeto não é adaptável.
    • Verba – a verba do projeto não está alocada ou está disponível com as restrições.
    • Interface humana – a IU (Interface de Usuário) está mal definida.
    • Implementação – existem incertezas no esforço de implementação e na aceitação do usuário
    • Interdependências – o projeto não é dependente de outros projetos.
    • Objetivos – os requisitos, objetivos, escopo e benefícios não são razoáveis, não são claros, não são mensuráveis e não são verificáveis.
    • Cultura organizacional – o projeto requer alterações na cultura organizacional, nos processos de negócios, nos procedimentos ou nas diretivas.
    • Disponibilidade do recurso – a disponibilidade dos recursos internos é incerta e os recursos externos são necessários.
    • Patrocínio – o patrocínio não está claramente identificado e confirmado.
    • Capacidade de suporte – não é fácil oferecer suporte ao projeto no futuro e precisa de grandes atualizações.
    • Técnico – a tecnologia do projeto não é comprovada e um novo especialista interno ou externo é necessário.
    Proprietário

    Define o nome do recurso que gerencia a ocorrência. Esse recurso é responsável por assegurar que a ocorrência seja devidamente gerenciada e acompanhada durante todo o seu ciclo de vida.

    Padrão: o recurso conectado no momento.

    Criador

    Exibe o nome do recurso que criou a ocorrência.

    Padrão: o recurso conectado no momento.

  5. Preencha os campos na seção Detalhes.
  6. Anexe um documento que ofereça informações importantes sobre a ocorrência, sua resolução ou efeito sobre o projeto, se houver algum, na seção Anexos.
  7. Preencha a seção Resolução depois que o problema for resolvido.
  8. Salve as alterações.

Fechar a ocorrência

Depois que a ocorrência estiver resolvida, altere seu status para Fechado e insira uma resolução final. Uma resolução detalhada pode ajudar você a se lembrar do resultado de uma ocorrência ao planejar ou abordar planos de ocorrências de projetos futuros.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto e clique em Riscos/ocorrências/mudanças.
  2. Abra o menu Riscos/ocorrências/mudanças e clique em Ocorrências.
  3. Abra a ocorrência.
  4. Altere o Status para Fechado.
  5. Insira como a ocorrência foi resolvida na seção Resolução.
  6. Salve as alterações.