Tópico anterior: Como explorar planos de portfólio alternativos


Como configurar a exibição de linhas de corte

Use a exibição de linhas de corte para priorizar e racionalizar os investimentos em seu portfólio. A linha de corte refere-se a uma análise que indica sua lista de investimentos do portfólio. Por exemplo, a linha de corte pode eventualmente aparecer no ponto onde se encontra a meta para a restrição primária de orçamento total. Por padrão, os investimentos aprovados com a data de término mais recente são classificados na parte superior da lista na visualização. Os investimentos não aprovados com datas de término posteriores são classificados na parte inferior.

É possível definir regras para configurar os seus próprios critérios para classificar investimentos inicialmente. À medida que você revisa a lista de investimentos durante as reuniões de planejamento do portfólio com as partes interessadas, é possível avaliar como a lista de trabalhos priorizados é comparada às restrições de portfólio definidas para custo, benefício e recursos no decorrer do tempo. Com base nos comentários das partes interessadas, é possível ajustar manualmente a priorização para racionalizar seus investimentos atuais e substituir as regras de classificação predefinidas.

Por exemplo, é possível determinar a meta de custo planejado para um plano de portfólio e, em seguida, configurar a linha de corte para ceder ao Custo planejado da restrição primária. A linha de corte é exibida na sua lista de investimentos no ponto onde a meta do custo planejado é atendida. Todos os itens acima da linha de corte estão dentro do custo planejado do portfólio, e todos os itens abaixo da linha de corte ultrapassam o custo planejado.

Enquanto a restrição primária determina onde a linha de corte é exibida na lista, as regras de classificação determinam quais investimentos são exibidos acima ou abaixo da linha de corte. É possível substituir manualmente o que está acima da linha de corte, arrastando a própria linha de corte ou arrastando os investimentos para um novo local na lista. Ao reorganizar as linhas de corte ou os investimentos na lista, a variação resultante entre as restrições de meta e os totais do portfólio é exibida.

O diagrama a seguir descreve como um gerente de portfólio configura a exibição de linhas de corte.

A figura mostra as etapas para configurar uma exibição de linhas de corte.

Para configurar a exibição de linhas de corte, siga estas etapas:

  1. Verificar os pré-requisitos.
  2. Configurar as colunas de restrição para exibição de linhas de corte.
  3. Definir e aplicar as regras de classificação.
  4. Verificar suas seleções de exibição de linhas de corte.

Verificar os pré-requisitos

Antes de tentar os procedimentos neste cenário, verifique se as seguintes tarefas foram concluídas:

Configurar as colunas de restrição para exibição de linhas de corte

Para exibir as informações que deseja mostrar na exibição de linhas de corte, comece configurando as colunas. Por exemplo, para usar o custo planejado como a restrição primária que acompanha a linha de corte, configure a exibição de linhas de corte para mostrar a coluna Custo planejado. As colunas que você adicionar à exibição de linhas de corte dependem de suas necessidades de negócios e como você gerencia seus investimentos.

Siga estas etapas:

  1. Abra a Página inicial e, em Gerenciamento de portfólio, clique em Portfólios.
  2. Abra o portfólio e clique em Linhas de corte.
  3. Clique no menu suspenso Plano e selecione o portfólio ou um plano de portfólio.
  4. Abra o ícone Opções e clique em Configurar.

    O layout das colunas da lista é exibido.

  5. Na lista Colunas disponíveis, selecione as colunas da exibição de linhas de corte e mova-as para a lista Colunas selecionadas usando as setas.

    Observação: se você adicionou totais da função em suas metas, é possível selecionar a função para exibir como uma coluna na exibição de linhas de corte. Por exemplo, se você selecionar DBA como uma função na guia Metas de seu portfólio, uma caixa de seleção chamada Função: DBA se tornará disponível como uma seleção de coluna.

  6. Clique em Salvar.
  7. (Opcional) Se desejar uma coluna mais larga para seleção de colunas, execute as seguintes etapas:
    1. Abra o menu Seção Coluna da lista e clique em Campos.
    2. Clique no ícone Propriedades do rótulo da coluna.
    3. Aumente o número nos campos Largura da coluna e clique em Salvar e voltar.
    4. Clique em Salvar e voltar.

    Observação: é possível também arrastar a borda da coluna na exibição de linhas de corte para aumentar ou diminuir a largura.

  8. Examine as colunas na exibição de linha de corte e altere-as quando necessário.

    Observação: arraste a parte da visualização de Gantt para a direita se as novas colunas não estiverem visíveis. Também é possível expandir ou recolher o gráfico de Gantt usando o ícone localizado na parte superior da lista.

Definir e aplicar as regras de classificação

As regras de classificação determinam onde os investimentos são exibidos na lista de exibição de linhas de corte. Você cria uma classificação atribuindo pesos aos atributos do investimento que se aplicam a seus investimentos. Por exemplo, é possível pesar os investimentos aprovados para classificá-los em uma posição mais alta do que os investimentos não aprovados. Quando os cálculos de classificação são feitos para todos os investimentos, os investimentos aprovados são exibidos na parte superior da lista de classificação. Quanto mais regras de classificação forem incluídas, mais complexos serão os cálculos e mais variáveis os resultados. Considere cuidadosamente as regras que você define para a classificação inicial.

O peso que você atribui aos atributos é relativo. Selecione os atributos de investimento a pesar e atribua um peso que tenha por base suas necessidades de negócios. A classificação inicial oferece um local de início para uma avaliação do portfólio ou plano. Para racionalizar seu portfólio, mova manualmente os investimentos na lista e veja os resultados de suas alterações.

Os pontos a seguir descrevem como configurar regras de classificação:

Observação: ao criar um plano para um portfólio, o plano herda as regras de classificação do portfólio. Ao copiar um plano, o plano copiado herda as regras de classificação do plano original.

Siga estas etapas:

  1. Abra a Página inicial e, em Gerenciamento de portfólio, clique em Portfólios.
  2. Abra o portfólio e clique em Linhas de corte.
  3. Clique no menu suspenso Plano e selecione o portfólio ou um plano de portfólio.
  4. Clique em Regras de classificação e, em seguida, clique em Definir regras de classificação.

    A página Critérios de priorização é exibida.

  5. No campo Restrição principal, selecione o atributo de investimento que a linha de corte usa como uma restrição principal.

    Por exemplo, se você deseja usar o custo planejado como uma restrição principal, selecione Custo planejado (Horizonte). A linha de corte é exibida quando a meta de custo planejado é excedida na sua lista de investimentos.

  6. Clique em Adicionar.
  7. Marque a caixa de seleção para cada atributo para o qual você deseja aplicar regras de classificação e clique em Adicionar.

    Os atributos são exibidos na página Critérios de priorização.

  8. Para cada atributo, execute as seguintes etapas:
    1. Selecione o método de classificação.
    2. Para indicar a importância, insira um valor numérico no campo Peso do atributo.

      Por exemplo, se o método de classificação for Mais baixo é melhor, o valor de peso do atributo 1 gera o máximo de impacto.

      Observação: se você selecionar um atributo que é uma pesquisa, clique em Ponderação dos valores de pesquisa na linha do atributo para indicar um peso para cada valor de pesquisa individual.

  9. Quando tiver concluído as regras de classificação para os atributos selecionados, clique em Salvar e voltar.
  10. Clique em Regras de classificação e, em seguida, clique em Executar as regras de classificação.

    Os cálculos para as regras de classificação são concluídos e a lista na exibição de linhas e corte é reordenada. Alinha de corte é exibida na lista no ponto onde o portfólio excede a restrição principal.

  11. Se a lista de investimento for longa, clique em Localizar a linha de corte para rolar para a linha de corte na lista.

Verificar suas seleções de exibição de linhas de corte

Verifique se os resultados das linhas de corte são os esperados. Quaisquer restrições de coluna que forem exibidas na lista também serão exibidas no painel abaixo da lista. A exibição no painel fornece informações de variação sobre os totais acima e abaixo da linha de corte.

Observação: os investimentos adicionados ao portfólio após a última classificação são exibidos na parte superior da lista na exibição de linhas de corte. NR (não classificado) é atribuído aos investimentos na coluna Classificação. Os investimentos com essa classificação não são incluídos nos totais da exibição de linhas de corte. Execute as regras de classificação para incluir investimentos recém-adicionados.