Tópico anterior: Como funciona o processo de modelagem

Próximo tópico: Casos a serem considerados durante o processo de modelagem

Perguntas para o Gerente de contratos

A seguir, estão as perguntas que o Gerente de contratos deve considerar para garantir que todos os aspectos foram levados em consideração:

Como sei que escolhi o Componente de serviço correto?

Se o componente de serviço puder ser aplicado em mais de um contrato e ser medido em mais de um aspecto, foi definido corretamente.

Por exemplo, o Sistema X é fornecido para mais de um cliente e pode ser medido por sua disponibilidade, confiabilidade, desempenho, etc.

Como sei que escolhi o Domínio do serviço correto?

Se o domínio do serviço puder ser medido ou calculado em mais de uma maneira, estará descrevendo um aspecto geral do serviço fornecido e, portanto, será o domínio do serviço correto.

Por exemplo, a disponibilidade pode ser medida de várias maneiras, sendo que uma delas é a porcentagem de tempo disponível. Outras pode ser a porcentagem de disponibilidade durante ou fora do horário comercial, o número de falhas, o MTBF (Mean Time Between Failure - Tempo Médio entre Falhas), o tempo médio de reparo, o downtime máximo, a média de downtime, o downtime total, etc. Todas essas são diferentes maneiras de avaliar a disponibilidade de um determinado sistema.