Tópico anterior: Comentários de causa raiz da violação e comentários de evento

Próximo tópico: Considerações de memória e desempenho

Separando exceções de períodos de atividade

A lógica de negócios do CA Business Service Insight não recebe eventos de exceção. O que recebe é OnTimeslotExit quando um período de exceção começa e OnTimeslotEnter quando um período de exceção termina. A lógica de negócios, portanto, não consegue distinguir entre períodos da exceção e tempos limites de períodos de atividade. Além disso, não consegue distinguir entre tipos de exceção. Como resultado, não é possível implementar uma lógica diferente para o comportamento do período da exceção e para o comportamento "fora do período de atividade".

Uma maneira de implementar exceções especiais (isto é, uma exceção que não se comporta como "fora do período de atividade") é definir tipos de eventos dedicados, em vez de usar o mecanismo integrado do CA Business Service Insight para a manipulação de exceções. Esses eventos são geradas por meio da leitura de uma fonte de dados dedicada, usando um conector.

Uma planilha do Excel (ou qualquer outra fonte de dados) pode armazenar essas exceções, e um conector pode carregar os dados e gerar uma resposta: eventos de entrada da exceção e de saída da exceção. Como alternativa, as exceções podem ser adicionadas usando correções. Além da correção, um recurso fictício deve ser definido e associado a esses eventos para fins de registro. Esse recurso não tem outra finalidade que não seja a de um espaço reservado que é necessário para o comando.

Para ser capaz de manipular os períodos da exceção relatados por esses eventos dedicados, a fórmula de lógica de negócios deve registrar esses eventos de exceção, além de fazer o registro normalmente necessário para eventos de dados brutos a serem usados no cálculo.

É recomendável que o Especialista em lógica de negócios inclua um campo para o tipo de exceção no tipo de evento, permitindo manipulações diferentes de vários tipos de exceções especiais.

Essa abordagem tem as seguintes características:

Quando implementada, é recomendável que o Especialista em lógica de negócios aplique a lógica para todas as métricas do sistema.

Há outro método de aplicar uma exceção em um único recurso, se necessário. Esse método envolve o uso do status "Vigente" dos recursos. Definir o status de um recurso como "Não está vigente" significa que, durante esse período, o mecanismo de cálculo irá ignorar todos os eventos de dados brutos que são enviados para esse recurso. Defina um período de tempo em que o recurso não está vigente criando novas versões do recurso, uma no início do período da exceção e outra no final do período da exceção.

No entanto, se o recurso fizer parte de uma métrica agrupada e o recurso estiver se tornando vigente ou não estiver vigente no mesmo período de cálculo, apenas o último período no qual o recurso estava vigente será levado em consideração no resultado, conforme definido acima. Nesse caso, é recomendável usar o recurso de atributos personalizados. Um atributo adicional para o recurso que indica o status do recurso pode ser gerenciado, e a fórmula de lógica de negócios irá consultar o status do recurso em cada lugar relevante no script.