Os usuários podem definir módulos de lógica de negócios independentes que podem ser usados por vários objetivos do nível de serviço (métricas). Para aplicar alterações na lógica de negócios em todo o sistema, o usuário altera o componente de lógica "base" que depois pode ser aplicado em todos os SLAs relevantes com um único clique.
Um módulo de lógica de negócios é um componente de código no qual a lógica de negócios pode ser definida e facilmente mantida, e que reduz a redundância. Um único módulo pode ser usado por várias métricas.
Durante a etapa de configuração, as fórmulas são configuradas para definir os principais módulos de lógica de negócios. (Consulte o capítulo de design: Modelos e módulos de lógica de negócios.)
Há três tipos de módulos de lógica de negócios:
Os módulos podem ser usados em qualquer um dos seguintes:
Módulos podem usar parâmetros que são acionados dos parâmetros de contexto da métrica ("ParamName").
Observação: para evitar erros de tempo de execução, sempre defina um valor padrão ao usar parâmetros em módulos de lógica de negócios. A fórmula gera uma mensagem de erro de log para parâmetros não existentes.
If Parameters.IsExist("ReportedDowntimesNum") Then
maxBufferSize = Parameters("ReportedDowntimesNum")
Else
maxBufferSize = 3
out.log "ReportedDowntimesNum parameter not set", "E"
End If
Há um objeto de nível de serviço descrito como "atividade da central de ajuda dentro do limite". O sistema de central de ajuda a seguir tem um ciclo de vida de ticket com o status de:
Duas das métricas que podem ser definidas para descrever o desempenho da central de ajuda são:
Declaração de objetivo - não menos que 99% dos tickets devem ser resolvidos em 4 horas.
Lógica de negócios - a resolução deve ser calculada de Aberto para Fechado.
Declaração de objetivo - não menos que 99% dos tíquetes devem ser atribuídos em 30 minutos.
Lógica de negócios - a atribuição deve ser calculada de Aberto para Atribuído.
Como a mesma lógica pode ser identificada para essas duas métricas, um módulo pode ser criado para atender às duas métricas.
O módulo requer os seguintes parâmetros dentro do contexto da métrica:
Quando o módulo de lógica de negócios está criado, as métricas definidas podem usar um módulo como parte da definição.
Em seguida, a lógica pode ser alterada. Por exemplo, um novo status "Cliente Pendente" deve ser considerado. O status Cliente Pendente é definido para um ticket quando a central de ajuda está aguardando informações adicionais sobre o ticket do cliente. Dentro da lógica de negócios, já que o período em que o ticket está em "cliente pendente" não deverá ser considerado parte do cálculo. Portanto, apenas o módulo de lógica de negócios precisa ser alterado para considerar o novo status e lógica. Uma nova versão do módulo, incluindo a nova lógica, é criada.
Ao confirmar a alteração, você é apresentado a uma lista de métricas que usam o módulo. Você pode aplicar a alteração a todas as métricas, coletivamente, ou optar por aplicar a alteração apenas a métricas específicas na lista.
Se você selecionar apenas métricas específicas da lista, será solicitado a criar um novo módulo para as métricas selecionadas. O antigo módulo usado pelas métricas selecionadas é substituído pelo novo módulo de lógica de negócios, e o recálculo é feito usando a nova lógica.
| Copyright © 2012 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |