Tópico anterior: Saídas - Tabelas de usuário

Próximo tópico: Criar parâmetros

Criar módulos de lógica de negócios

Os usuários podem definir módulos de lógica de negócios independentes que podem ser usados por vários objetivos do nível de serviço (métricas). Para aplicar alterações na lógica de negócios em todo o sistema, o usuário altera o componente de lógica "base" que depois pode ser aplicado em todos os SLAs relevantes com um único clique.

Um módulo de lógica de negócios é um componente de código no qual a lógica de negócios pode ser definida e facilmente mantida, e que reduz a redundância. Um único módulo pode ser usado por várias métricas.

Durante a etapa de configuração, as fórmulas são configuradas para definir os principais módulos de lógica de negócios. (Consulte o capítulo de design: Modelos e módulos de lógica de negócios.)

Há três tipos de módulos de lógica de negócios:

Os módulos podem ser usados em qualquer um dos seguintes:

Módulos podem usar parâmetros que são acionados dos parâmetros de contexto da métrica ("ParamName").

Observação: para evitar erros de tempo de execução, sempre defina um valor padrão ao usar parâmetros em módulos de lógica de negócios. A fórmula gera uma mensagem de erro de log para parâmetros não existentes.

If Parameters.IsExist("ReportedDowntimesNum") Then
    maxBufferSize = Parameters("ReportedDowntimesNum")
Else
    maxBufferSize = 3
    out.log "ReportedDowntimesNum parameter not set", "E"
End If

Exemplo do módulo de lógica de negócios

Há um objeto de nível de serviço descrito como "atividade da central de ajuda dentro do limite". O sistema de central de ajuda a seguir tem um ciclo de vida de ticket com o status de:

Duas das métricas que podem ser definidas para descrever o desempenho da central de ajuda são:

Como a mesma lógica pode ser identificada para essas duas métricas, um módulo pode ser criado para atender às duas métricas.

O módulo requer os seguintes parâmetros dentro do contexto da métrica:

Quando o módulo de lógica de negócios está criado, as métricas definidas podem usar um módulo como parte da definição.

Em seguida, a lógica pode ser alterada. Por exemplo, um novo status "Cliente Pendente" deve ser considerado. O status Cliente Pendente é definido para um ticket quando a central de ajuda está aguardando informações adicionais sobre o ticket do cliente. Dentro da lógica de negócios, já que o período em que o ticket está em "cliente pendente" não deverá ser considerado parte do cálculo. Portanto, apenas o módulo de lógica de negócios precisa ser alterado para considerar o novo status e lógica. Uma nova versão do módulo, incluindo a nova lógica, é criada.

Ao confirmar a alteração, você é apresentado a uma lista de métricas que usam o módulo. Você pode aplicar a alteração a todas as métricas, coletivamente, ou optar por aplicar a alteração apenas a métricas específicas na lista.

Se você selecionar apenas métricas específicas da lista, será solicitado a criar um novo módulo para as métricas selecionadas. O antigo módulo usado pelas métricas selecionadas é substituído pelo novo módulo de lógica de negócios, e o recálculo é feito usando a nova lógica.