Tópico anterior: Casos a serem considerados durante o processo de modelagem

Próximo tópico: Modelos de nível de serviço

Modelos e módulos de lógica de negócios

Os Modelos de lógica de negócios são uma maneira simples de armazenar um método de cálculo para uma métrica. Eles são um componente de lógica de negócios completa e uma maneira útil de criar uma linha de base para outros componentes de lógica de negócios. Componentes de lógica de negócios criados a partir de um modelo copiam o código e criam uma nova instância dele. No entanto, em geral, a flexibilidade ao usar modelos é muito baixa, e os Modelos de lógica de negócios devem ser usados sempre que possível.

Os Modelos de lógica de negócios são componentes de código independentes que permitem a reutilização da mesma base de código por outras lógicas de negócios. Módulos também podem incluir outros módulos, de modo que pode haver vários níveis de hierarquia. Ao usar os módulos, o código é armazenado em um único local e reutilizado por todos os outros componentes que estiverem vinculados a ele. Essa reutilização de seções de código facilita a manutenção, eliminando a duplicação de código e tornando possível aplicar alterações de lógica em todo o sistema de forma rápida e fácil.

Durante a fase de design, é necessário identificar os principais modelos de lógica de negócios e seus parâmetros relacionados. Após a conclusão da modelagem de contratos e quando o Gerente de contratos tiver uma visão clara da lógica a ser usada, se torna possível identificar os cálculos que eles têm em comum e que podem ser definidos em módulos separados.

Modelos e módulos de lógica de negócios

O diagrama acima mostra um módulo que calcula a taxa de êxito da atividade da central de ajuda para atender a um destino dentro dos limites determinados. Para implementar como descrito, é necessário definir dois parâmetros, conhecidos como Parâmetros de métrica: um que define o tipo de atividade da central de ajuda e outro para o limite usado como comparação (consulte a definição de Parâmetro da métrica em Casos a serem considerados durante o processo de modelagem).

Ao considerar com atenção os tipos de cálculos implementados no sistema, você provavelmente descobrirá que uma série de tipos semelhantes podem ser realizados ao alterar uma pequena seção de código e usar um parâmetro para atuar como "comutador" entre eles. Dessa maneira, você pode minimizar a quantidade de código que precisa ser criado e maximizar a quantidade de código reutilizado.