- Clique em Relatórios e, em seguida, em Assistente de relatório.
O Assistente de relatório é exibido.
- Em Assistente de relatório, guia Critérios, selecione um relatório favorito existente na lista suspensa Com base nos favoritos para usar como um modelo para o novo relatório. Os parâmetros definidos para o relatório existente são automaticamente inseridos como base para o novo relatório, onde eles podem ser facilmente alterados de acordo com suas preferências.
- Na lista suspensa Tipo de relatório, selecione o tipo de relatório que você deseja gerar. Essa informação define os dados na vertical, ou o eixo Y, do gráfico.
- Para Relatórios de nível de serviço, defina se o relatório deverá incluir somente métricas que tenham um objetivo nos resultados do relatório e/ou somente dados de negócios.
- Para Relatórios de receita, defina se o relatório deverá incluir somente métricas que tenham um objetivo ou uma previsão nos resultados do relatório e/ou somente dados de negócios.
- Para Relatórios de consumo, defina se o relatório deverá incluir somente métricas que tenham um objetivo ou uma previsão nos resultados do relatório e/ou somente dados de negócios.
- Para Relatórios personalizados, defina se o relatório deverá incluir somente métricas que tenham um objetivo ou uma previsão nos resultados do relatório e/ou somente dados de negócios.
- Na lista suspensa por, selecione o critério pelo qual o relatório será exibido. Essa informação define os dados na horizontal, ou o eixo X, do gráfico.
Observação: os critérios disponíveis variam de acordo com o tipo de relatório selecionado. Para obter mais informações sobre tipos de relatórios, consulte o tópico Tipos de relatório.
- Na lista suspensa Agrupado por, selecione um critério pelo qual agrupar o relatório. Esse parâmetro é útil para gerar um relatório que contém mais de um nível de dados.
Por exemplo, ao criar um Relatório de desvio por parte contratual, você pode usar essa opção para agrupar os resultados por serviços; isso resulta em um relatório que contém várias barras que medem o desvio para cada parte contratual, uma barra por serviço. Se houver dez partes contratuais e três serviços por parte contratual, um total de trinta barras será exibido. Neste exemplo, o agrupamento elimina a necessidade de primeiro gerar um relatório por parte contratual para só então fazer um detalhamento para ver os dados por serviço.
Observação: a lista suspensa Agrupado por está desativada para relatórios com objetivos.
- Na lista suspensa Agregação, selecione como agregar os dados no relatório a partir do seguinte:
- Média: executa a agregação com base na média dos dados selecionados.
- Soma: executa a agregação com base na soma dos dados selecionados.
- Mínimo: realiza a agregação com base no valor mínimo. Este pode ser usado, por exemplo, para gerar um relatório que mostre o menor nível de serviço fornecido para cada cliente.
- Máximo: realiza a agregação com base no valor máximo.
- Contagem: realiza a agregação com base em uma contagem de incidentes que correspondem aos critérios definidos. Por exemplo, você pode gerar um relatório que mostre o número de vezes em que o nível de serviço fornecido ultrapassou um limite crítico.
- Na lista suspensa Tipo de métrica, selecione o tipo de métrica. Clique em Mais para selecionar outros tipos de métrica ou remover tipos de métrica da lista.
- Selecione filtros adicionais de relatório, se necessário, como segue:
- Na lista suspensa Parte contratual, selecione uma parte contratual específica ou um grupo de partes contratuais.
- Se uma parte contratual específica estiver selecionada, você poderá selecionar um contrato específico na lista suspensa Contratos.
- Se um contrato específico estiver selecionado, você poderá selecionar uma métrica específica na lista suspensa Métricas.
- Clique em Mais para selecionar outras métricas ou remover métricas da lista.
Selecionar uma métrica automaticamente seleciona os campos associados (como domínio do serviço, categoria do domínio e período de atividade). Essas opções não podem ser modificadas enquanto a métrica permanecer selecionada.
- Selecione um serviço e um domínio do serviço usando a lista suspensa fornecida.
- Selecione uma categoria do domínio usando a lista suspensa fornecida.
Um domínio do serviço e uma categoria do domínio devem ser selecionados ao gerar relatórios de nível de serviço. Para outros tipos de relatórios, esses campos são opcionais.
- Selecione o item de agrupamento usando as listas suspensas fornecidas. Selecionar um determinado item de agrupamento limita ainda mais o relatório para mostrar somente o item de agrupamento selecionado. Clique em Mais para selecionar outros recursos e grupos de recursos. Na janela Seleção avançada, selecione o Tipo de pesquisa:
- Curinga - Insira o nome do recurso.
- Seleção múltipla - Selecione recurso ou grupo de recursos. Marque a caixa de seleção Somente itens de agrupamento para permitir selecionar itens de agrupamento que sejam filhos diretos de um grupo base do agrupamento ao clicar no botão Adicionar. Desmarque a caixa de seleção Somente itens de agrupamento para permitir selecionar qualquer recurso ou grupo de recursos comprometido ao clicar no botão Adicionar. Clique em Adicionar para abrir uma janela de pesquisa que ajude a filtrar a seleção de recursos ou grupos de recursos. Clique em Remover para excluir qualquer entrada selecionada.
- Em Indicador principal, um atributo de métrica, que indica se uma determinada métrica é o indicador principal de um contrato ou de um serviço, selecione Contrato ou Serviço. Quando este filtro é definido, o relatório inclui somente as métricas marcadas com o indicador principal no relatório.
- Nos campos de Intervalo de datas, insira o intervalo de datas a ser incluído no relatório, usando uma das opções a seguir:
- Nos campos De e Até, insira as datas de início e término.
Observação: é possível selecionar a data do calendário clicando em
.
- O intervalo de datas mínimo é de uma hora. O intervalo de datas máximo depende do critério selecionado para o eixo X.
- No último campo, insira um valor e, na lista suspensa, selecione a unidade de tempo: hora(s), dia(s), semana(s) mês/meses, trimestre(s) ou ano(s). Por exemplo, você pode definir o intervalo de datas como as três últimas semanas.
Observação: as unidades de tempo disponíveis dependem dos critérios escolhidos para o eixo X do gráfico.
- No campo Início de, use a lista suspensa para selecionar a unidade de tempo (hora, dia, semana, mês, trimestre, ano) na qual iniciar o relatório.
- Clique em Adicionar a favoritos ou Gerar para gerar o relatório.