Tópico anterior: Criar métricas de envio de eventos

Próximo tópico: Depurar uma métrica

Registrar métricas de consumo de eventos

Para definir uma métrica que consome eventos internos, é necessário o registro em outras métricas usando a função RegisterByMetric.

Siga estas etapas:

  1. Na guia Registro, clique em Adicionar.

    A página Adicionar registro é aberta.

  2. Em Tipo de registro, selecione Métrica e clique em Avançar.
  3. Selecione uma métrica ou clique em Adicionar para pesquisar uma métrica e clique em Avançar.
  4. Selecione o Evento, Período, Incluir e Método de lógica de negócios, e clique em Avançar.
  5. Digite uma descrição e clique em Avançar.
  6. Exiba os recursos ativos ou inativos e verifique o registro, se desejado.
  7. Clique em Confirmar.

Outra maneira de registrar uma métrica pode ser realizada por meio da adição de uma instrução RegisterByMetric na guia Lógica de negócios ao código da lógica de negócios com os parâmetros a seguir:

Observação: não é possível especificar um nome da parte contratual se o contrato for omitido.

Importante: o sistema não permite que os usuários registrem para outras métricas que estejam registradas para ele de forma direta ou indireta

O consumo de eventos intermediários é semelhante ao consumo de eventos regulares.

O mecanismo de cálculo procura por eventos na tabela T_INTERMEDIATE_EVENTS que sejam adequados para o registro. Esses eventos são enviados ao método definido no comando de registro. Quando o mecanismo de cálculo recalcula, primeiro ele exclui todos os eventos intermediários gravados para o período de recálculo. O mecanismo de cálculo determina a sua sequência de trabalho de acordo com o nível da métrica. Este é um novo campo em T_FORMULAS que indica o número de métricas das quais esta fórmula depende em termos de eventos intermediários. Se ele for nulo, esta fórmula não será registrada para qualquer métrica. Caso contrário, ele conterá qualquer valor de número inteiro. Quanto maior for o nível da métrica é, mais será calculado. Somente após esta sequência o mecanismo de cálculo irá considerar o parâmetro de ordem das regras em T_SYSTEM_CONFIGURATIONS.

Importante: pressupõe-se que as duas métricas (de envio e de recebimento) estejam definidas para o mesmo mecanismo de cálculo, o que é de responsabilidade do usuário.