Tópico anterior: Criar uma métrica agrupada

Próximo tópico: Criar métricas de envio de eventos

Capacidade de reutilização de eventos

Uma instalação típica do CA Business Service Insight geralmente inclui várias métricas que recebem os mesmos eventos e executam cálculos muito similares. Em geral, a diferença entre os cálculos dessas métricas está nos últimos estágios do processamento. Nesses casos, é necessário dividir os cálculos em duas fases:

Para dividir o cálculo entre várias métricas em fases, os eventos de uma métrica podem ser enviados a outras métricas. Esses eventos são chamados de eventos intermediários e são gravados em uma tabela separada (T_INTERMEDIATE_DATA). Quando as métricas de envio de eventos são recalculadas, as métricas de recebimento de eventos também são recalculadas. Os eventos de métrica não podem ser corrigidos.

O sistema avisa quanto a uma alteração do nome da métrica caso haja outras métricas no sistema que estejam registradas para receber eventos desta métrica.

Existem dois tipos de métricas que permitem o envio de eventos entre métricas:

Remetente

Uma métrica que cria eventos internos. Os eventos são criados na fórmula da lógica de negócios da métrica e são adicionados à tabela T_INTERMEDIATE_DATA.

Cliente

Uma métrica que consome eventos internos. Para definir uma métrica como essa, é necessário o registro para a métrica da qual se deseja receber eventos. De acordo com esse registro, a métrica lê os eventos relevantes na tabela T_INTERMEDIATE_DATA.

Observação: é possível que uma métrica envie e receba eventos de uma métrica diferente, desde que nenhum loop ocorra.

A capacidade de reutilização de eventos é útil:

Observação: nos relatórios gerados, é possível exibir os dados intermediários nos quais os cálculos se baseiam, além dos dados brutos.