Tópico anterior: Página inicialPróximo tópico: Guia de Interface do BI (Business Intelligence)


Glossário

Adaptador

A interface entre o CA Business Service Insight e origens de dados de terceiros. Os conectores convertem os dados obtidos destas origens de dados em um formato que possa ser usado para os cálculos de nível de serviço fornecidos às partes contratuais.

Agente

Um objeto que representa uma métrica em uma determinada unidade de tempo.

Alerta

Notificações para os usuários sobre os eventos que estejam ocorrendo no sistema. Os alertas permitem que os usuários executem ações corretivas para evitar desvios do contrato, penalidades incorrentes, e assim por diante.

Dispositivo de alerta

Dispositivos da rede que recebem mensagens de alerta por email, pop-ups ou SMS, ou por meio de um programa de terceiros.

Perfil de alerta

Um conjunto de parâmetros que definem as condições sob as quais uma mensagem de alerta é disparada, os usuários para quem o alerta é emitido e como ele é enviado.

Contrato arquivado

Um contrato cujos dados foram movidos para o arquivo. Os contratos arquivados não são incluídos nos cálculos e não podem ser exibidos nos relatórios.

Trilha de auditoria

Um registro cronológico de atividades do sistema e do usuário do CA Business Service Insight que são salvas no sistema. A auditoria pode ser revisada posteriormente para identificar as ações dos usuários no sistema ou processos que ocorreram no sistema.

Booklet

Arquivo com base em RTF que pode incluir dados de contrato e relatórios relacionados em um formato conveniente, usando modelos configuráveis e pré-definidos

Módulos de lógica de negócios

Biblioteca de funções de script que pode ser usada na lógica de negócios.

Modelo de lógica de negócios

Fórmulas predefinidas de lógica de negócios que podem ser usadas para definir novas fórmulas de lógica de negócios.

Conjunto de alterações

Um conjunto de alterações para o mapa de recursos do fornecedor de serviços.

Métrica agrupada

Um tipo de métrica que se aplica a vários recursos ou grupos de recursos.

Relatório composto

Vários relatórios regulares que são exibidos como várias séries em um único gráfico

Consumo

Um tipo de métrica que calcula o consumo. Usado principalmente para o módulo financeiro. Ao usar este tipo de métrica, é possível ver os relatórios de consumo e os preços separadamente. O consumo também pode ser calculado na métrica Item de preço.

Métrica de consumo

Uma métrica que fornece a capacidade de exibir consumo e preços separadamente em um relatório.

Trilha de auditoria do contrato

Um log de todas as atividades de um contrato.

Autor do contrato

O usuário que é responsável pela criação de um determinado contrato.

Parte contratual

O cliente ou o fornecedor com o qual o contrato está assinado. Uma parte contratual também pode representar uma entidade interna dentro de uma organização maior.

Grupo de partes contratuais

Grupo de partes contratuais logicamente definido (clientes). Referenciar um grupo, em vez de uma parte contratual individual, simplifica a criação do contrato. Uma parte contratual pode pertencer a mais de um grupo de partes contratuais.

Modelo de contrato

Contrato predefinido usado para criar um novo contrato.

Parâmetro em nível de contrato

Um parâmetro de um contrato, modelo de contrato e modelo de nível de serviço regular que está sendo usado pelas métricas na lógica de negócios.

Mecanismo do status atual

Um processo autônomo que calcula o status atual das métricas. Não há um limite para o número de instâncias autorizadas a serem executadas em um ou mais computadores.

Painel

Uma interface com o usuário destinada aos gerentes de alto nível que organiza e apresenta informações em tempo real e relatórios em uma maneira fácil de ler.

Mapa do painel

O layout do painel. A organização de medidores no painel.

Evento de dados

Eventos gerados pelos conectores do CA Business Service Insight

Métrica derivada

Uma métrica que foi criada a partir de um modelo de contrato ou modelo de nível de serviço.

Categoria do domínio

Um determinado aspecto do nível de serviço acordado no contrato. Por exemplo, você pode ter um domínio do serviço chamado Central de ajuda e uma categoria do domínio como Tempo de resposta da central de ajuda, que descreve este aspecto específico do serviço da Central de ajuda. O administrador do sistema do fornecedor de serviços geralmente define as categorias do domínio. O CA Business Service Insight também fornece categorias do domínio predefinidas.

Anotações do evento

Informações adicionais sobre um evento específico. As anotações do eventos são definidas automaticamente ou manualmente (dentro dos relatórios).

Eventos

Um evento é uma medição executada em um recurso por uma ferramenta de medição de terceiros e, em seguida, convertida pelo conector para um formato usado pelo CA Business Service Insight. Os tipos de evento determinam como esses eventos são definidos e formatado para o CA Business Service Insight.

Exceção

Período que não conta para fins de cálculo de níveis de serviço. Por exemplo, o tempo de inatividade.

Relatório de formato livre

Um relatório que é criado por uma instrução SQL definida pelo usuário com base no banco de dados do CA Business Service Insight ou em outros bancos de dados externos

Granularidade

A granularidade determina as unidades de tempo adicionais das quais o autor da métrica quer obter resultados para excluir o período de monitoramento da métrica.

Relatório de grupo

Um relatório que coloca vários relatórios lado a lado em uma página.

Métrica informativa

Uma métrica que executa o cálculo informativo a ser usado somente para fins de geração de relatórios.

Métrica provisória

Uma métrica que pode gerar eventos para fins de cálculo de eventos. As métricas provisórias não podem ser calculadas.

KPI

Principal indicador de desempenho. Uma medida significativa usada isoladamente ou em combinação com outros principais indicadores de desempenho para monitorar quão bem um negócio ou serviço está alcançando seus objetivos quantificáveis.

KQI

Indicador de qualidade chave. Uma medida significativa usada isoladamente ou em combinação com outros principais indicadores de desempenho para monitorar quão bem um negócio ou serviço está alcançando seus objetivos qualitativos.

Comentário manual de causa raiz

Um comentário definido manualmente pelo visualizador do relatório para explicar ou adicionar mais informações ao resultado de um nível de serviço da métrica específica. Os comentários manuais de causa raiz podem ser compartilhados por todos os visualizadores de relatórios da mesma métrica.

Métrica

Uma combinação de vários parâmetros que definem o objetivo de nível de serviço para um determinado serviço em um determinado momento. Cada métrica é vinculada a um único domínio do serviço. Os campos e atributos da métrica incluem: categoria do domínio, fórmula de nível de serviço, serviço, período de atividade, objetivo de nível de serviço e período de monitoramento.

Evento da métrica

Um evento gerado por uma métrica no CA Business Service Insight.

Tipo de métrica

Descreve a razão para cálculo de uma determinada métrica e define a lista de campos e seus comportamentos em termos de campos obrigatórios e os padrões que uma métrica de um determinado tipo deve ter.

Assistente de métricas

Uma interface fácil de usar, desenvolvida para que os usuários possam facilmente modificar métricas na primeira vez em que a métrica é adicionada ao contrato a partir de um modelo de nível de serviço.

Parâmetros em nível de métrica

Parâmetros de uma métrica.

Declaração de objetivo

A descrição lógica de uma métrica que contém os parâmetros que definem a métrica. As declarações de objetivo são exibidas na interface gráfica do usuário do CA Business Service Insight para que a essência da métrica seja compreendida de forma eficaz.

OLA

Contrato de Nível Operacional. Um OLA é um SLA no qual o fornecedor é a organização interna e os clientes são as unidades de negócios internas.

Pacote

Uma coleção de modelos de nível de serviço e modelos compactados para serem instalados e descompactados em outra instância do CA Business Service Insight.

Parâmetro

Um valor que pode ser definido fora da lógica de negócios para afetar a fórmula de lógica de negócios. Os parâmetros estão sendo usados pela lógica de negócios para determinar o resultado do nível de serviço. Um parâmetro pode ser do tipo texto, lista, número, data ou tabela. Exemplos de parâmetros são limites e nomes de recursos.

Penalidade

A compensação devida à parte contratual se o objetivo do nível de serviço não for alcançado dentro de um período de monitoramento definido. As penalidades podem ser ativadas ou desativadas no CA Business Service Insight.

Item de preço

Uma métrica que calcula os preços. Os preços podem basear-se no consumo ou definidos como preços fixos.

Índice

Um tipo de unidade.

Evento de dados brutos

Um evento gerado pelo dados brutos no CA Business Service Insight.

Eventos recebidos

Uma lista de eventos recebidos de outras métricas mostrada na janela do Escopo de lógica de negócios ao clicar na guia Eventos recebidos.

Opções regionais

Detalhes específicos da localidade da parte contratual. Os parâmetros incluem idioma, moeda, diferença de horário de GMT, horário de verão, formato de data e moeda.

Métrica relacionada

Uma métrica que é referenciada como um objetivo em uma relação.

Relação

Uma entidade que descreve uma conexão de um determinado tipo estabelecida entre duas métricas e com algumas propriedades.

Assistente de relatório

Interface gráfica do usuário (GUI) usada para definir os parâmetros do relatório.

Relatório de grupo de relatórios

Um relatório que encapsula vários relatórios regulares, colocados lado a lado

Pasta de relatórios

A pasta de relatórios é um contêiner usado para agrupar os relatórios relacionados entre si de um modo ou de outro.

Recurso

Um elemento único da infraestrutura total do fornecedor de serviços. Exemplos de recursos incluem os servidores individuais, switches, hubs, roteadores, uma central de ajuda ou qualquer outro elemento mensurável. Vários recursos podem ser definidos como parte de um grupo de recursos, que por sua vez, será tratado como outro recurso.

Alocação de recursos

A alocação de um recurso para um serviço direciona o fluxo de eventos do recurso para esse serviço. Um recurso pode ser alocado para um serviço, parte contratual ou grupo.

Data de vigência do recurso

A data a partir da qual o CA Business Service Insight pode usar o recurso. A data de vigência do recurso é definida pela versão do recurso que inclui o recurso. O recurso não será reconhecido por qualquer versão de recurso que tenha uma data de vigência anterior à versão do recurso na qual o recurso foi criado.

Data de entrada do recurso

A data em que o recurso foi inserido no CA Business Service Insight. Esta não deve ser confundida com a Data de vigência do recurso.

Grupo de recursos

Uma coleção de recursos que são agrupados em uma unidade lógica. Um grupo de recursos pode conter um ou mais recursos individuais ou grupo de recursos.

Tipo de recurso

Uma categoria de recursos integrados. O recurso deve ser alocado a pelo menos um tipo de recurso.

Função

Um conjunto de responsabilidades, atividades e autorizações. A função do usuário define o modo de exibição do CA Business Service Insight. A cada usuário do CA Business Service Insight é atribuída uma ou mais funções que determinam quais ações o usuário pode executar no CA Business Service Insight. As ações que não podem ser executadas pela função são removidas da interface com o usuário do CA Business Service Insight quando o usuário acessa o aplicativo.

Comentário de Root-Cause

Um comentário definido na lógica de negócios para explicar os resultados do nível de serviço. Os comentários de causa raiz são associados às métricas.

Pasta de modelos

Uma coleção de todas as informações sobre serviços, domínios e unidades, bibliotecas de modelos e modelos de nível de serviço no CA Business Service Insight.

Modelo de nível de serviço

Uma definição de serviço é um conjunto predefinido de serviços e métricas, usado para facilitar a criação e a modificação de contratos de acordo com os processos de negócios comuns.

Relatório simples

Um meio de analisar os resultados calculados pelo CA Business Service Insight com base em um rico conjunto de critérios.

SLO

Objetivo do nível de serviço. Usado para medir os acordos contratuais.

Período de monitoramento

O intervalo de tempo durante o qual o CA Business Service Insight mede o nível de serviço fornecido em comparação ao objetivo de nível de serviço definido no contrato. A medição obtida durante este período determina se há um desvio do objetivo definido (conforme definido pela lógica de negócios) e se qualquer penalidade ou bônus incorreu deste desvio. O período de monitoramento também determina como os relatórios de negócios são gerados.

Entrada de conversão

Representa uma definição de origem e valores de destino que serão utilizados pela tabela de conversão.

Script de conversão

Um script que pode ser usado para facilitar a manutenção das conversões e evitar erros.

Tabela de conversão

Um mecanismo usado para converter os valores de dados que vêm de dados brutos nos dados definidos no sistema.

Conversões

A conversão de dados coletados pelos conectores a partir de suas origens de dados em entidades que foram definidas no CA Business Service Insight.

Contrato de Apoio

Contrato de Apoio. Um contrato com um fornecedor externo que abrange a entrega de serviços que apoia a organização em sua entrega de serviços.

Unidade

Um catálogo de unidades mensuráveis. Exemplos incluem porcentagem e moeda.

Unidade de medida

Uma unidade de medida para todas as métricas definidas para uma categoria do domínio.