Tópico anterior: Exibir perfis de alertaPróximo tópico: Modificar perfis de alerta


Adicionar perfis de alerta

Para criar um perfil de alerta, especifique o tipo de alerta, os destinatários do alerta e o método de entrega. Se o destinatário que você precisa não estiver na lista, é possível criar um destinatário.

Para obter mais informações, consulte o tópico Adicionando destinatários de alerta.

Siga estas etapas:

  1. Na página Perfis de alertas, clique em Adicionar.

    A página Detalhes do perfil de alerta é aberta.

    -OU-

  2. Na página Contratos, clique com o botão direito do mouse no contrato para o qual você deseja criar um perfil de alerta e, em seguida, clique em Criar perfil de alerta.

    A página Detalhes do perfil de alerta é aberta.

  3. Em Nome, digite um nome para o alerta.
  4. Em Descrição, digite uma descrição para o alerta.
  5. Na lista suspensa Tipo, selecione o tipo de alerta. Os tipos de alerta padrão disponíveis são:

    Observação: a lista suspensa Tipo também pode incluir os eventos definidos pelo usuário, permitindo que os alertas sejam definidos em conexão com eventos específicos. Selecionar um evento definido pelo usuário exibe o campo Recurso. Quando necessário, selecione o recurso ao qual o alerta definido pelo usuário se aplica na lista suspensa Recurso.

  6. No campo Fórmula de cálculo da condição, digite a fórmula de cálculo da condição para definir as circunstâncias exatas que emitem um alerta, ou clique em Editor de fórmulas.

    Observação: o recurso de alertas não permite que os usuários definam condições nos campos de TEMPO. Para eventos que contêm um campo de data, o campo de data NÃO está listado na fórmula de cálculo de condição e nenhuma alteração pode ser feita nele. A limitação é intencional.

  7. Em Assunto da mensagem, digite o cabeçalho de assunto da mensagem de alerta.
  8. Em Mensagem, digite o texto da mensagem de alerta ou clique em Editor de mensagens. Para obter mais informações, consulte o tópico Criando uma mensagem de alerta.
  9. Em Destinatários, selecione os destinatários do alerta na lista Disponível e clique na seta, ou clique duas vezes no nome do destinatário. O destinatário é movido para a lista Incluído.

    Observação: se o destinatário do alerta que você deseja não estiver listado, é possível adicioná-lo clicando em Adicionar destinatário de alerta.

  10. Na lista suspensa Gravidade, selecione a gravidade dos alertas criados neste perfil: Crítico, Principal, Secundário. A definição da gravidade determina a prioridade de entrega aplicada às mensagens enviadas que contêm o alerta e a ordem em que os alertas emitidos são listados na página Alertas.
  11. Na lista suspensa Status, selecione o status do perfil de alerta: Ativado/Desativado. Os alertas somente podem ser acionados a partir de perfis que estão Ativados.
  12. No campo: Intervalo mínimo entre alertas, digite o intervalo mínimo entre os alertas, ou use os ícones de seta para selecionar a quantidade de minutos. O Intervalo mínimo entre alertas impede a emissão de um grande número de alertas para uma única condição.

    Observação: esse valor está sujeito ao valor definido no campo Intervalo mínimo entre alertas na página Preferências de alerta. Para obter mais informações, consulte o tópico Definição de preferências de alerta.

  13. Clique em Salvar.

    O novo perfil de alerta é salvo.

Dica: também é possível criar perfis de alerta clicando nas páginas Contratos, Detalhes do contrato e Penalidades de qualquer contrato, métrica ou penalidade definidos. Ao criar um perfil de alerta a partir dessas páginas, valores predefinidos são exibidos para cada campo, dependendo do local em que você clicou no ícone de Alertas. Esses valores podem ser alterados conforme necessário.

Também é possível criar perfis de alerta clicando com o botão direito do mouse no nome do contrato, na página Contratos e selecionando Criar perfil de alerta.