Tópico anterior: Executar teste de recuperação garantida do sistema completoPróximo tópico: Ferramentas adicionais


Recuperar o servidor ativo para cenários de sistema completo

O processo Recuperar o servidor ativo permite impor a definição do servidor mestre ou de réplica como o servidor ativo, sem concluir o processo de sincronização de dados. Essa ação é necessária nos casos em que você não deseja sincronizar os dados. Por exemplo, quando ocorreu a alternância, mas nenhum dado foi alterado no servidor de réplica. Nesse caso, é possível inclusive ter dados mais recentes no servidor mestre, de modo que não é desejável sincronizar os dados da réplica para o servidor mestre.

Para usar essa opção, certifique-se de que a execução do cenário tenha sido interrompida e selecione Recuperar o servidor ativo, no menu Ferramentas. Selecione Ativar o mestre ou Ativar a réplica, dependendo de qual servidor deseja ativar. Se você tornar o mestre ativo, o processo é interrompido e remove o registro da máquina virtual (que o dispositivo criou). Se você tornar a réplica ativa, o dispositivo registra e inicia a máquina virtual.

Observação: se a plataforma for Amazon EC2, o dispositivo interrompe a VM sem remover o registro. Registre ou cancele o registro da VM separadamente.

Importante:  embora essa opção seja a escolha correta em muitas situações, use-a com cautela. Se usada indevidamente, pode haver perda de dados. Normalmente, o RHA não permite a alternância de um host para outro se todos os dados não estiverem sincronizados. Ao usar o recurso Recuperar o servidor ativo, o RHA força um ou outro servidor aos usuários, não importando qual tem o conjunto correto de dados. Portanto, como administrador, você deve assegurar manualmente que o servidor a ser ativado contenha o conjunto de dados mais recente.

Se o método Recuperar o servidor ativo não resolver o problema, é possível recuperar um servidor manualmente. Para mais informações, consulte a seção Recuperando servidores.

Os cenários a seguir são exemplos de como se pode usar o processo Recuperar o servidor ativo.

Cenário 1: tornar o servidor mestre ativo após uma alternância ou tolerância a falhas

Após a alternância ou a tolerância a falhas, o servidor mestre se torna autônomo, e a réplica (máquina virtual criada pelo dispositivo) se torna o servidor ativo. Agora, caso não deseje que a réplica se torne o servidor ativo, use este recurso para tornar o mestre ativo.

Siga estas etapas:
  1. Clique em Ferramentas, Recuperar o servidor ativo.

    A caixa de diálogo Recuperar o servidor ativo é aberta.

  2. Clique em Ativar o mestre.
  3. O dispositivo cancela o registro da máquina virtual.

Você pode executar o cenário de encaminhamento novamente.

Cenário 2: Ativando o servidor de réplica após uma sincronização

Você criou um cenário e acabou de sincronizar o mestre e a réplica. Nesse caso, o mestre está ativo, e a réplica está inativa. Em alguns casos, pode ser preciso ativar a réplica, por exemplo, se desejar verificar se a réplica (máquina virtual) está disponível e em funcionamento conforme o esperado.

Siga estas etapas:
  1. Clique em Ferramentas, Recuperar o servidor ativo.

    A caixa de diálogo Recuperar o servidor ativo é aberta.

  2. Clique em Ativar a réplica.

    O dispositivo registra e inicia a máquina virtual.