Tópico anterior: Configurar propriedades adicionais em cenários do tipo Sistema completo EC2Próximo tópico: Restaurar sistemas completos


Métodos de redirecionamento para cenários do tipo Sistema completo

Para cenários de alta disponibilidade do tipo Sistema completo, a opção Alterar o nome do computador e o redirecionamento de IP não são suportados. Você pode escolher apenas o redirecionamento de DNS. Também é possível personalizar o recurso de rede a ser usado na máquina virtual. Especifique o IP, DNS do gateway e endereço do WINS no NIC mapeado, caso ele use IP estático.

Durante a detecção automática, o software obtém o endereço IP do servidor mestre no servidor DNS. Se você definiu a opção Redirecionar o DNS como Ativado, o Arcserve RHA recupera o endereço IP da VM de alternância a partir da caixa de diálogo de mapeamento de rede.

Observação: para ativar o redirecionamento de DNS em um cenário de replicação inversa, quando a VM ativa está em um Amazon EC2, forneça manualmente o endereço IP que você deseja atualizar no DNS no servidor de réplica.

Executando um cenário de alta disponibilidade de sistema completo

Ao iniciar um cenário de alta disponibilidade de sistema completo, primeiro, o software valida a configuração do cenário com uma verificação. Durante a sincronização, os dados nos volumes protegidos na máquina física são replicados para um arquivo de disco virtual na réplica. Você pode selecionar a sincronização de arquivo, bloco, volume ou offline. A sincronização de volume do é recomendada para a sincronização inicial, pois seu desempenho é melhor em ambientes com base em LAN. No entanto, uma vez que a sincronização de volume sincroniza todos os dados do mestre para a réplica, a sincronização em nível de arquivo ou bloco é recomendada para quaisquer sincronizações subsequentes, pois ela oferece uma considerável redução de carga. A sincronização em nível de bloco é usada por padrão para uma nova sincronização.

Durante a replicação, o software replica todas as alterações do sistema de arquivos que ocorrerem na máquina física para a réplica e aplica tais alterações nos dados dentro do disco virtual.

Operações em uma máquina virtual

Pode-se usar as operações disponíveis para gerenciar uma máquina virtual. Tais operações permitem iniciar, interromper e excluir todos os recursos da VM.

Iniciar ou interromper uma máquina virtual

Use esta operação para iniciar ou parar uma máquina virtual a partir do status mais recente do sistema ou a partir de um marcador. É possível iniciar ou interromper uma máquina virtual após a criação de um cenário e sincronizar o mestre e a réplica. Use esse recurso quando o cenário não estiver em execução. O recurso está disponível para cenários Sistema completo de recuperação de falhas e alta disponibilidade. Iniciar/interromper é um item de menu de alternância.

Siga estas etapas:

  1. Clique em Ferramentas, Iniciar/interromper a VM.

    A caixa de diálogo Instalação da máquina virtual é aberta.

  2. Selecione um marcador e uma opção para configurar a rede para a máquina virtual recém-criada.

    Considere as seguintes observações antes de usar esta operação:

Essa operação cria e inicia uma nova máquina virtual no dispositivo. Dependendo da plataforma, ferramentas como VMware Tools, Integration Service ou XenServer Tools também são instaladas na máquina virtual. Efetue logon e verifique se os dados são precisos e se os serviços estão em operação.

Importante: depois que a VM for iniciada, não use as ferramentas de gerenciamento da plataforma de virtualização (como o VMware vSphere Client, o Hyper-V Manager ou o XenCenter) para criar um instantâneo da VM. Isso resultará em um erro.

Excluir recursos da máquina virtual

Ao executar um cenário Sistema completo, alguns recursos temporários são criados, como arquivos de disco, instantâneos e outros arquivos. Essa operação permite excluir tais recursos e está disponível quando o cenário não está em execução.

Siga estas etapas:

  1. Clique em Ferramentas e em Excluir todos os recursos da VM.

    É exibido um aviso indicando que todos os dados protegidos serão excluídos.

  2. Selecione Sim para limpar todos os recursos da VM.

    Observação: se a VM já estiver em execução, a operação primeiro desliga a VM e, em seguida, remove todos os seus recursos.

Todas as imagens criadas, bem como os arquivos do disco e instantâneos são excluídos.