Tópico anterior: Propriedades da alta disponibilidade do Hyper-VPróximo tópico: Alternância e retorno


Criar um cenário de alta disponibilidade do Hyper-V

No Hyper-V, é possível executar alternância no nível individual de VM, em vez de em todo o servidor Hyper-V, isso significa que é necessário um cenário de alta disponibilidade separado para cada máquina virtual do ambiente do Hyper-V. Para facilitar a criação de cenários, é possível selecionar várias VMs do mestre que herdam as mesmas propriedades dos cenários. Esse cenário de várias VMs é então dividido em subcenários para que você possa gerenciar cada máquina virtual de maneira independente.

Para criar um novo cenário HA de Hyper-V

  1. Iniciar o gerenciador. Selecione Arquivo, Criar, Novo cenário ou clique no botão Novo cenário.

    A caixa de diálogo Bem-vindo é aberta.

  2. Clique em Criar cenário e digite um Nome do grupo de cenários ou selecione um da lista e clique em Avançar.

    Observação: se você não atribuir um nome de grupo de cenários, todos os cenários criados adotam o padrão Grupo de cenários. Esse grupo se torna parte do nome do cenário e atualiza automaticamente para o Hyper-V depois do término do assistente de cenário.

    A caixa de diálogo Selecionar o tipo de servidor e de produto é aberta.

  3. Selecione MS Hyper-V, Cenário de alta disponibilidade (HA) e clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Hosts mestre e de réplica é aberta.

  4. Digite o Nome do cenário, o Nome do host ou o Endereço IP e o Número da porta para os servidores mestre e de réplica, ative a opção Verificar o mecanismo nos hosts e clique em Avançar.

    É possível que as credenciais do usuário sejam solicitadas. Se forem, digite as credenciais apropriadas e clique em OK.

    Se você ativou a verificação do mecanismo, a caixa de diálogo Verificação do mecanismo abrirá.

  5. Aguarde a conclusão da verificação. Clique em Instalar para instalar o mecanismo nos hosts especificados ou clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Database for Replication (Banco de dados para replicação) é aberta, listando os computadores virtuais detectados automaticamente no servidor mestre especificado. Por padrão, todos os computadores virtuais são selecionados para replicação. Para alta disponibilidade, a VM inteira, com todos os arquivos relacionados, deve ser selecionada.

  6. Marque ou desmarque os computadores virtuais para replicação e clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Propriedades do cenário é aberta.

  7. Altere as propriedades, conforme o desejado, e clique em Avançar. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.

    A caixa de diálogo Propriedades do mestre e da réplica é aberta.

  8. Altere as propriedades, conforme o desejado, e clique em Avançar. Marcações programadas são automaticamente definidas como Ativo com um padrão de uma hora, mas você pode ajustar a programação, se necessário. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.

    Aguarde enquanto a caixa de diálogo Propriedades da alternância obtém as informações.

  9. Quando Propriedades da alternância for exibida, selecione Clicar para editar mapeamentos de VN.

    A caixa de diálogo Mapeamentos de redes virtuais é aberta.

    Mapeamentos de rede virtual

  10. Mapeie as máquinas virtuais listadas nas redes virtuais desejadas na réplica e selecione o Método de configuração do adaptador de réplica.
    Aplicar as informações do adaptador mestre

    Especifica que as máquinas virtuais na réplica usam as mesmas informações do adaptador de rede do mestre.

    Personalizar as informações do adaptador

    Especifica que é possível inserir manualmente o endereço IP, DNS, WINS e Informações de gateway para as máquinas virtuais.

    Observação: para as máquinas virtuais que têm o volume de inicialização em um disco dinâmico, às vezes, as informações de rede não configuram com êxito após a alternância. Talvez seja necessário definir manualmente o endereço IP após a máquina virtual ser iniciada.

    Limitação: se o volume sys da VM protegida pelo cenário do Hyper-V for um disco dinâmico, algumas configurações de mapeamento de rede não poderão ser aplicadas à VM de réplica durante o processo de alternância. O RHA não oferece suporte ao mapeamento de rede para este tipo de máquina virtual.

  11. Defina quaisquer outras propriedades de alternância, conforme o desejado, e clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Início da alternância e da replicação inversa é aberta. É recomendável definir a Alternância como Automática e a Replicação inversa como Manual.

  12. Escolha o método desejado para iniciar a alternância e a replicação inversa e clique em Avançar.

    Aguarde enquanto o processo de Verificação do cenário é concluído.

    Se a Verificação do cenário listar algum erro, será necessário resolvê-lo para poder continuar. Se algum aviso for listado, você também deverá resolvê-lo para poder continuar com êxito. Após fazer as alterações, clique em Repetir para repetir a verificação.

    Clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Execução do cenário é aberta.

  13. Clique em Executar agora para iniciar a sincronização e ativar o cenário. Clique em Concluir para executar o cenário posteriormente.