Tópico anterior: Gerenciando cenários de replicação e alta disponibilidadePróximo tópico: Executar o cenário sem usar o assistente


Propriedades do cenário

Se deseja alterar um cenário configurado por meio do assistente ou configurar definições adicionais, poderá usar o painel Propriedades para modificar o cenário.

O painel Propriedades e suas guias são sensíveis ao contexto e se modificam sempre que você seleciona um nó diferente em uma pasta do cenário. Você deve interromper um cenário antes de configurar suas propriedades. Determinados valores não podem ser modificados após serem definidos; eles são anotados. Para obter detalhes completos sobre a configuração das propriedades do cenário e suas descrições, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.

As propriedades são organizadas em guias no painel Estrutura do gerenciador do Arcserve RHA. As guias exibidas têm base no tipo do servidor, na solução Arcserve RHA e no status do cenário. Selecione o cenário cujas propriedades deverão ser alteradas e, em seguida, selecione a guia apropriada.

Configurações na guia Diretórios raiz

Selecione um servidor mestre no painel Cenário. Clique duas vezes na pasta Diretórios para adicionar ou remover os Diretórios raiz do mestre. Marque ou desmarque as caixas de seleção ao lado das pastas, conforme desejado, para incluí-las ou excluí-las. Também é possível editar os nomes dos diretórios.

Selecione um Servidor de réplica no painel Cenário. Para cada diretório raiz do mestre, é necessário especificar um diretório raiz da réplica. Clique duas vezes na pasta Diretórios do servidor de réplica. Marque ou desmarque as caixas de seleção ao lado das pastas, conforme desejado, para manter o diretório mestre correspondente.

Ao selecionar a detecção automática dos arquivos de banco de dados, uma caixa de diálogo de detecção automática do SQL é aberta. A caixa de diálogo exibe todas as sessões e bancos de dados do SQL disponíveis no host mestre do SQL. Isso pode ser feito no assistente e/ou na exibição do cenário. Você pode selecionar as sessões ou os bancos de dados necessários. 

Observação: se você selecionar uma sessão, não poderá retirar a seleção do mestre, modelo ou bancos de dados msdb. Poderá apenas retirar a seleção de bancos de dados criados pelo usuário. 

Também há uma caixa de seleção chamada "Replicar novos bancos de dados nos diretórios raiz selecionados". Se for marcada, os novos bancos de dados criados pelo usuário após a execução do cenário serão replicados.

Configurações na guia Propriedades
Propriedades do cenário

Essas configurações estabelecem um comportamento padrão para todo o cenário.

  • Propriedades gerais -- não podem ser alteradas após serem criadas
  • Propriedades de replicação -- escolha o modo de replicação (Online ou Programado), os valores da sincronização (Arquivo ou Bloco, Ignorar arquivos de mesmo tamanho/tipo, Sincronização do registro ou Proteção do estado do sistema) e as configurações opcionais (Replicar atributos de compactação NTFS, Replicar ACL do NTFS, Sincronizar compartilhamentos do Windows, Evitar sincronizar de novo automaticamente ao ocorrer um erro)
  • Propriedades de notificação de eventos -- especifique a execução de um script, escolha notificação por email ou grave no registro de eventos.
  • Processamento de relatório -- especifique as configurações do relatório, distribuição por email ou execução de script
Propriedades do mestre e da réplica

Essas configurações estabelecem as propriedades do servidor no mestre e na réplica. Algumas configurações podem variar de acordo com o tipo do servidor.

  • Propriedades da conexão do host -- digite o endereço IP e número da porta do mestre e da réplica
  • Propriedades de replicação -- essas propriedades são diferentes no mestre e na réplica. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.
  • Propriedades de spool -- defina o tamanho, o espaço livre mínimo no disco e o caminho do diretório. Consulte Definições do diretório de spool para obter mais informações.
  • Propriedades de notificação de evento -- especifique a execução de um script, escolha notificação por email ou grave no log de eventos.
  • Propriedades do relatório -- escolha relatórios de sincronização ou replicação, especifique a distribuição ou execução de script.
  • (Réplica) Tarefas programadas -- defina ou suspenda tarefas, inclusive Teste de integridade de réplica para recuperação garantida. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.
  • (Réplica) Propriedades de recuperação -- defina o tempo de espera, as propriedades de retrocesso de dados ou tarefas programadas para réplica.
Configurações na guia Propriedades de alta disponibilidade

Essas configurações controlam o modo como a alternância e o retorno são realizados.