A opção Manutenção do host permite executar procedimentos de manutenção, como reiniciar um host ou mover grupos entre nós de agrupamentos da Microsoft, sem executar nova sincronização, porque esses processos foram concluídos. Normalmente, quando o processo de replicação online é interrompido de maneira crítica, é a necessário comparar os dados entre os hosts de origem e de destino e de torná-los idênticos, para assegurar a integridade dos dados antes que a replicação possa continuar. Esse novo processo de sincronização consome tempo e recursos. A opção Manutenção do host permite preparar o sistema replicado para os procedimentos de manutenção planejados e evitar nova sincronização.
Os hosts que podem ser preparados para manutenção precisam participar de cenários em execução. A preparação é realizada em um host por vez, mas esse host pode participar de vários cenários. Nesses cenários, o host pode funcionar como o mestre e a réplica. Quando um host participa de um cenário que não está em execução, a preparação relacionada a esse cenário não ocorrerá. Por exemplo, um host pode participar de cenários do servidor de arquivos e do Exchange. Se, antes de você iniciar a preparação do host, o cenário do servidor de arquivos não estiver em execução, apenas os serviços do Exchange serão interrompidos durante a preparação e os compartilhamentos do servidor permanecerão intactos.
Quando o host selecionado funciona como o mestre, durante o processo de preparação, os serviços de banco de dados ou os compartilhamentos de arquivos são interrompidos, dependendo do tipo de cenário. Em seguida, todas as alterações ocorridas até o momento são passadas à réplica. Depois que a réplica envia ao mestre uma confirmação de que todas as alterações foram aplicadas e que a integridade dos dados está garantida, o cenário é suspenso e o host está pronto para a manutenção. Quando o host selecionado funciona como a réplica, as alterações enviadas a ele são aplicadas e o mestre pára de enviar novas alterações. As novas alterações são salvas provisoriamente no spool do mestre, para atualização futura. Em seguida, o cenário é suspenso e o host é declarado pronto para a manutenção.
Depois de concluídos os procedimentos de manutenção, o Arcserve RHA retoma perfeitamente a replicação em tempo real, evitando as demoras ou interrupções que uma nova sincronização dos dados poderia causar.
Importante: Essa opção se aplica a aplicativos de bancos de dados e ao servidor de arquivos. Ela oferece suporte a cenários de replicação e de alta disponibilidade. Porém, quando você usa essa opção para cenários do servidor de arquivos e possui aplicativos em execução local no host a ser reiniciado, é necessário interrompê-los manualmente antes de iniciar a preparação da manutenção do host e reiniciá-los manualmente após a conclusão da manutenção.
|
Copyright © 2014 Arcserve.
Todos os direitos reservados.
|
|