A replicação inclui as seguintes propriedades:
O Arcserve RHA oferece suporte aos seguintes modos de replicação:

O modo de replicação online ativa a replicação em tempo real. As alterações são replicadas continuamente em tempo real, usando o driver XOMF.
O modo online replica todas as alterações de arquivos, mesmo que os arquivos sempre estejam abertos (como é o caso na maioria dos servidores de bancos de dados e de email). Esse modo mantém a ordem das operações do sistema de arquivos. Nesse modo, o mecanismo registra todas as operações de E/S relacionadas aos diretórios raiz em arquivos de diário. Em seguida, os arquivos de diário são enviados às réplicas, nas quais as operações registradas no diário são executadas novamente nos arquivos replicados.
O modo programado de replicação realmente nada mais é do que uma sincronização realizada automaticamente. A sincronização pode ser iniciada por ativação manual ou de acordo com uma programação predefinida, por exemplo, em um intervalo de horas ou uma vez por dia. Esse modo de replicação não difere em princípio de uma sincronização executada como parte da inicialização da replicação. Embora não exista replicação online nesse modo, são replicadas as alterações online ocorridas durante a sincronização.
Quando a opção Programação está selecionada, duas opções são ativadas:
A sincronização é ativada pelo usuário que a executa pelo gerenciador ou PowerShell.
Na definição Atividade semanal do modo programado, os servidores são sincronizados em um horário fixo, programado. Quando é selecionada essa opção, é necessário definir a programação da sincronização recorrente.
Para obter uma descrição detalhada da programação da sincronização, consulte Programar sincronização.
As alterações de arquivos não são replicadas de forma contínua, mas agregadas periodicamente. As alterações agregadas são, então, propagadas na réplica, conforme a programação. Nas Propriedades do cenário, em Replicação, expanda modo e defina as propriedades de Programação e Definição de programação.
Poderão ocorrer atrasos ao aplicar os dados de replicação, dependendo do tamanho dos dados e do número de arquivos a serem aplicados, pois o processo garante a consistência dos dados. Você pode definir o parâmetro KeepUndoForPeriodic como falso para interromper a geração do arquivo de recuperação e acelerar a aplicação de alterações agregadas, mas não deve fazer isso para cenários de banco de dados. Este parâmetro está no arquivo ws_rep.cfg.
Quando o mestre é reiniciado, o Arcserve RHA executa automaticamente uma nova sincronização do mestre e da réplica após a reinicialização.
A sincronização garante que um conjunto de pastas e arquivos em um servidor de réplica envolvido em um cenário seja idêntico ao conjunto existente no mestre.
Compara arquivos nos servidores mestre e de réplica e, sempre que encontra diferenças, copia todos os arquivos modificados ou ausentes, do mestre para a réplica.
Para sincronizar os dados pela primeira vez, é preciso escolher o modo de sincronização por arquivos para cada cenário. Nos casos subsequentes, esse tipo de sincronização é o mais adequado ao File Server (um grande número de arquivos de tamanho pequeno ou médio), preferencialmente com a opção Ignorar arquivos de mesmo tamanho/hora selecionada. Isso pode diminuir bastante o tempo de sincronização.
Executa uma comparação bloco a bloco dos arquivos do mestre e da réplica e copia apenas os blocos diferentes. Quando existem diferenças entre arquivos, em vez de exigir a transferência do arquivo inteiro, a sincronização em blocos transfere somente as alterações.
A sincronização em blocos é o método adequado para aplicativos de banco de dados, como MS Exchange, Oracle ou SQL Server. Use esse método, desmarcando a opção Ignorar arquivos de mesmo tamanho/hora (a menos que os arquivos de banco de dados estejam fechados no servidor mestre).
Ignora a comparação de arquivos com mesmo caminho, nome, tamanho e hora de modificação. Pressupõe que os arquivos sejam arquivos idênticos.
Selecione essa opção quando houver certeza absoluta de que os arquivos desse tipo sejam realmente idênticos. Essa opção é mais adequada para cenários do File Server. Não é apropriada para arquivos de banco de dados de aplicativos como Exchange, SQL ou Oracle, porque esses bancos de dados alteram arquivos (deixando-os abertos) sem ajustar a hora da modificação. Use essa opção em cenários de banco de dados apenas quando os bancos de dados sincronizados estiverem desmontados e os arquivos, fechados no servidor mestre.
Essa opção pode reduzir acentuadamente o tempo geral da sincronização, mas é necessário lembrar que isso é obtido em detrimento da verificação do conteúdo.
Quando ativada, essa opção permite sincronizar as chaves de registro dos servidores mestre e de réplica de forma programada.
Para obter uma descrição detalhada da sincronização do registro, consulte Sincronizar chaves de registro.
Quando definida como Ativado, essa opção permite que você salve instantâneos do sistema e dos arquivos de inicialização do mestre na réplica. Para ativar essa opção, é necessário configurar a programação de Proteção do estado do sistema e definir qual host de réplica armazenará os instantâneos. Para uma descrição detalhada, consulte Protegendo o estado do sistema.
(Somente para Windows) Replica os atributos de compactação de arquivos ou diretórios durante a sincronização e a replicação.
Esta configuração replica ACLs para arquivos e diretórios durante a sincronização ou a replicação.
Manter os nomes de conta local (Ativado) (Somente para Windows)
O mecanismo do RHA retém o nome local na máquina de réplica. Antes de executar o cenário, crie manualmente os mesmos grupos ou usuários locais no mestre e na réplica. Use esta propriedade para ambientes de grupo de trabalho.
Se um diretório foi configurado para permitir o compartilhamento, definir esta opção como Ativado duplica a propriedade de compartilhamento no diretório replicado. Isso ocorre apenas durante a sincronização e no sistema operacional Windows.
Se os arquivos mestre e de réplica forem idênticos, não altere o atributo de arquivamento na réplica durante a sincronização.
Um erro crítico incomum no mestre pode interromper a continuidade da replicação. Nesse caso, definir essa opção como Ativado evita nova sincronização automática. Quando essa opção está desativada, a nova sincronização inicia automaticamente quando ocorre um erro.
Para cenários configurados com vários servidores de réplica, esta propriedade permite optar por interromper apenas a réplica afetada ou o cenário inteiro quando um spool ou disco em qualquer réplica estiver cheio. Defina esta propriedade como Desativado para interromper apenas a réplica afetada e Ativado para interromper o cenário inteiro.
Esta propriedade permite o uso mais eficiente da largura de banda em um ambiente de alta latência (WAN). É possível usar a GUI (Interface Gráfica de Usuário) ou o arquivo ws_rep.cfg para definir essa propriedade como um valor entre 1 e 10. O valor padrão usa um único fluxo, mas é substituído por qualquer valor definido no arquivo ws_rep.cfg. Qualquer outro valor definido na GUI substitui a configuração ws_rep.cfg.
A propriedade abre um número de fluxos para enviar e receber dados iguais ao valor especificado, e pode ser usada com a programação da largura de banda.
Importante: Em ambientes de rede local, deve-se usar um fluxo.
Permite que você insira as credenciais de usuário para acessar a pasta do host. Se o usuário não tiver permissão para acessar o diretório raiz, o cenário não será executado.
|
Copyright © 2014 Arcserve.
Todos os direitos reservados.
|
|