Tópico anterior: Como funciona a recuperação garantida do servidor de arquivosPróximo tópico: Crie um cenário de alta disponibilidade do Exchange


Crie um cenário de replicação do Exchange ou de recuperação de dados

A criação de cenários é abordada detalhadamente no Guia de Administração do Arcserve RHA. Esta seção fornece informações adicionais específicas para um cenário de replicação do Microsoft Exchange Server e de recuperação de dados. O Assistente de criação de cenários fornece orientações ao longo das etapas necessárias para criar um cenário de alta disponibilidade. Ao concluir, execute seu cenário para iniciar a sincronização de dados. A sincronização pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do banco de dados e da largura de banda da rede. Após a conclusão da sincronização, seu cenário de alta disponibilidade mantém o servidor de replicação para que ele possa assumir o controle no lugar do mestre no momento em que uma falha é detectada.

Leia todo o procedimento, incluindo informações de referência cruzada, se aplicável, antes de continuar.

Para criar um cenário de replicação do Exchange e de recuperação de dados

  1. No gerenciador do Arcserve RHA, escolha Cenário, Novo ou clique no botão Novo cenário.
  2. Quando a caixa de diálogo Bem-vindo abrir, selecione Criar cenário e clique em Avançar.
  3. Quando a caixa de diálogo Selecionar tipo de cenário for exibida, selecione Cenário de Replicação do Exchange e de Recuperação de dados (DR), e Teste de integridade de réplica para recuperação garantida (opcional). Para obter mais informações sobre Recuperação garantida, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.
  4. Quando a caixa de diálogo Hosts mestre e de réplica abrir, dê um nome para o seu cenário e forneça o nome do host ou endereço IP para os servidores mestre e de réplica. Se um dos servidores for um agrupamento de MSCS, digite o nome do servidor virtual do recurso de agrupamento ou o endereço IP. Clique em Avançar.
  5. Aguarde a conclusão da verificação do mecanismo e clique em Avançar. Se necessário, clique em Instalar para atualizar o mecanismo em um ou nos dois servidores e clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Banco de dados para replicação é aberta, listando todos os resultados de detecção automática do mestre especificado. Por padrão, todos os armazenamentos de caixa de correio são exibidos.

  6. Altere as seleções conforme o desejado e clique em Avançar.
  7. Quando a caixa de diálogo Propriedades do cenário abrir, configure as propriedades adicionais, se necessário. Se você usar ACLs NTFS com as contas de domínio para controle de acesso, recomendamos que escolha a opção Replicar ACL NTFS e clique em Avançar. Para obter mais informações, consulte as Propriedades do cenário ou o Guia de Administração do Arcserve RHA.

    A caixa de diálogo Propriedades do mestre e da réplica é aberta.

  8. Aceite as configurações padrão ou faça as alterações desejadas e clique em Avançar.
  9. Se você selecionou Teste de integridade para recuperação garantida, a caixa de diálogo será aberta agora. Se quiser, defina uma programação. Para obter mais informações, consulte o Guia de Administração do Arcserve RHA.
  10. Clique em Avançar para iniciar a verificação do cenário. Se algum erro for reportado, resolva-o antes de continuar. Se os servidores mestre ou de réplica fizerem parte de um DAG, uma mensagem de aviso aparece. O software também verifica se as configurações do servidor ativo e em espera são compatíveis, se os serviços necessários estão em execução e se a configuração do Active Directory está correta. Você também deve certificar-se de que a função CAS do servidor está disponível. Após uma verificação bem-sucedida, clique em Avançar para concluir a criação do cenário.
  11. Escolha Executar agora ou Concluir, conforme desejado. Executar agora inicia a sincronização. Concluir permite que você execute o cenário posteriormente. Consulte Executar o cenário sem usar o assistente.