Em determinadas circunstâncias, pode ser necessário fazer com que o servidor mestre ou o servidor de réplica seja forçosamente o servidor ativo, sem que o processo de sincronização de dados esteja concluído. Por exemplo, quando a alternância ocorre, mas nenhum dado é alterado no servidor de réplica. Nesse caso, é possível inclusive ter dados mais recentes no servidor mestre, tornando indesejável sincronizar os dados do servidor de réplica para o servidor mestre. O Arcserve RHA permite essa opção por meio do processo denominado Recuperar o servidor ativo. Para usar essa opção, certifique-se de que a execução do cenário tenha sido interrompida e selecione Recuperar o servidor ativo no menu Ferramentas.
Importante: embora essa opção seja a escolha correta em muitas situações, use-a com cautela. se usada inadequadamente, poderá ocorrer perda de dados. Normalmente, o Arcserve RHA não permite a alternância de um host para outro antes da sincronização de todos os dados. O aplicativo foi projetado dessa forma para que os usuários não sejam redirecionados para um conjunto de dados desatualizado que, por sua vez, possa substituir um conjunto de dados mais atual. Ao usar o recurso Recuperar o servidor ativo, o Arcserve RHA força um ou outro servidor aos usuários, sem considerar qual servidor tem o conjunto correto de dados. Portanto, como administrador, você deve assegurar manualmente que o servidor a ser ativado contenha o conjunto de dados mais recentes.
Selecione Ativar o mestre ou Ativar a réplica, dependendo de qual servidor você queira forçar na função de ativo.
Importante: quando uma alternância legítima ocorre em uma situação de falhas e os usuários são redirecionados ao servidor de réplica por um período qualquer, é importante replicar todas as alterações feitas no servidor de réplica para o servidor mestre antes de ativá-lo. A utilização do recurso Recuperar o servidor ativo nesse tipo de situação resultará em perda de dados.
|
Copyright © 2014 Arcserve.
Todos os direitos reservados.
|
|