Tópico anterior: Solução de problemas do Arcserve RHAPróximo tópico: Disco cheio


Limite do spool excedido

CR00404 "O limite do spool foi excedido. O cenário é interrompido."

Motivo:

Esta mensagem pode fazer referência ao spool no mestre ou ao spool na réplica. Isso significa que o valor inserido em uma das propriedades de spool (Tamanho máximo de spool ou Mínimo de espaço em disco livre) foi excedido. Ao atingir o limite, o sistema emite um erro e interrompe a replicação em andamento. Existe uma exceção a essa regra - quando o valor do campo Tamanho máximo de spool na réplica for ultrapassado, uma mensagem é enviada, mas o cenário não é interrompido. Nesse caso, a seguinte mensagem aparece: "ER00002" "O limite de tamanho do spool foi excedido. Tamanho atual: %1"

Vários fatores podem causar o crescimento do spool:

  1. No mestre e na réplica - quando uma verificação de antivírus em tempo real estiver ativa, ela filtra cada arquivo replicado antes de aplicar a alteração no arquivo de dados. O processo de filtragem faz com que os arquivos replicados sejam colocados em cache no spool dos dois servidores, mestre e de réplica, antes de serem transferidos ou aplicados. Como resultado, ocorre um gargalo e o limite do spool pode ser excedido.
  2. No mestre - quando há uma conexão com pouca largura de banda entre o mestre e a réplica, e muitas atualizações ocorrerem no mestre, o limite do spool pode ser excedido.
  3. Na réplica - quando a sincronização for iniciada durante uma replicação em andamento, as novas atualizações do mestre são armazenadas no spool da réplica. Somente quando a sincronização for concluída, os arquivos replicados que estiverem armazenados em cache no diretório de spool são aplicados no banco de dados da réplica. Se a sincronização for muito longa ou muitas alterações ocorrerem no mestre ao mesmo tempo, o limite do spool pode ser excedido.
  4. Na réplica -- durante o teste de recuperação garantida, as alterações de dados que ocorrem no mestre são enviadas à réplica, mas não são aplicadas imediatamente. Em vez disso, essas alterações são acumuladas e armazenadas no spool e são aplicadas apenas aos dados da réplica, quando o teste é concluído. Isso pode fazer com que o limite do spool seja excedido.
  5. Na réplica - quando ocorrer muita atividade no diretório de dados do servidor de réplica, uma fila de E/S de disco pode se formar. Isso faz com que os arquivos replicados sejam colocados em cache no spool, enquanto aguardam um acesso sequencial ao subsistema do disco para aplicar as alterações de dados aos arquivos no disco.
  6. A E/S de disco é alta no diretório de dados do servidor de réplica. A E/S de disco faz com que o disco grave para a fila, forçando os arquivos de replicação iniciarem o armazenamento em cache no spool, enquanto aguardam um acesso sequencial ao subsistema do disco para aplicar as alterações de dados aos arquivos no disco.
  7. Para resolver o problema, execute os contadores para verificar a E/S de disco ou mova o spool para um volume que apresente E/S de disco relativamente mais baixa. Não é recomendado colocar o spool no mesmo volume em que estão os arquivos de dados. No caso de um servidor de aplicativos, como o Exchange, SQL, Oracle, etc., o spool não deve ser colocado em um volume que contenha arquivos de banco de dados ou logs de transação.

Observação:

Ação:

Você pode tomar uma ou todas as ações abaixo: