Tópico anterior: Recuperar manualmente um servidor com falha - Alterar o nome do computadorPróximo tópico: Compreendendo o sistema de alta disponibilidade e os procedimentos de alternância e retorno


Recuperar manualmente um servidor com falha - Mover IP e alterar o nome do computador

Para recuperar manualmente um servidor com falha quando os redirecionamentos IP e Alterar o nome do computador são usados
  1. Corrija qualquer problema de hardware que possa ter provocado a alternância, se for o caso.
  2. Reinicie o servidor sem uma conexão de rede para evitar conflitos de IP.

    A verificação de atividade da réplica para o mestre reconhece falha no recurso e transforma a réplica original no servidor ativo.

  3. Na caixa de diálogo Configurações avançadas de TCP/IP no mestre, remova o endereço IP adicional.
  4. Na caixa de diálogo Propriedades do sistema, guia Nome do computador, altere o nome do computador para <ServerName>-RHA. Por exemplo, se o nome do servidor for "Servidor 3", renomeie-o para "Servidor 3-RHA".
  5. Atribua o servidor a um grupo de trabalho temporário.
  6. Reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor. Após a conclusão da reinicialização, estabeleça nova conexão com a rede. Uma mensagem de erro é exibida: At least one service failed during system startup. Ignore essa mensagem, que é normal nessas circunstâncias, pois o mecanismo é normalmente executado usando uma conta de domínio.
  7. Reconecte-se ao domínio, usando o nome -RHA e reinicie outra vez.
  8. Se o cenário de alta disponibilidade ainda não estiver em execução, inicie o cenário do gerenciador, clicando no botão Executar na barra de ferramentas padrão. Se a opção Executar cenário de replicação inversa após a alternância for selecionada, o cenário será executado no modo de retorno, da réplica original para o mestre original. O mestre original agora atua como servidor em espera.
  9. Aguarde até que a sincronização seja concluída.
  10. Para devolver a função ativa ao servidor mestre, execute uma alternância manual, clicando no botão Executar a alternância na barra de ferramentas padrão.

    Observação: recomenda-se executar a alternância manual fora do horário de expediente.