Importante: A solução de distribuição de conteúdo exige uma licença especial.
A solução de distribuição de conteúdo tem a finalidade de resolver a necessidade de difundir e gerenciar informações confiáveis em um ambiente altamente distribuído. Em um ambiente de TI altamente distribuído, muitos servidores contêm conteúdo igual ou semelhante, recebido de um único repositório, e servem simultaneamente muitos usuários finais. Um exemplo desse ambiente de distribuição pode ser uma grande organização, que precisa enviar, sincronizar e consolidar informações corporativas entre seus usuários internos que residem em vários locais e filiais. Essas informações podem incluir listas de preços, diretivas, material de vendas, manuais e notícias. Com a solução de distribuição de conteúdo, os funcionários e representantes no campo podem sempre contar com as informações certas na hora certa.
A solução de distribuição de conteúdo é também uma solução poderosa de envio de conteúdo e de publicação na web que pode servir os clientes externos. Através de portais e sites, você pode transmitir aos clientes as informações armazenadas em arquivos, de música a filmes e de documentos a notícias. Um bom exemplo é um provedor de serviços, que distribui conteúdo a dezenas, centenas ou milhares de lojas eletrônicas.
Em um cenário normal de replicação ou de alta disponibilidade, o mestre é geralmente o servidor ativo ou de produção, enquanto os hosts de réplica são principalmente um local de armazenamento de dados replicados ou servidores em espera. Diferentemente dessa estrutura de funções, em um cenário de distribuição de conteúdo os hosts de réplica são geralmente os hosts ativos, que fornecem informações diretamente para os usuários finais, enquanto o host mestre atua somente como o provedor inicial de dados atualizados. O conteúdo é mantido em um único repositório no mestre e as alterações nos hosts de réplica são enviadas imediatamente ou de forma programada. Ao aplicar a solução de distribuição de conteúdo a uma grande organização, vários cenários de distribuição de conteúdo podem usar os mesmo diretórios raiz ou diretórios sobrepostos, aplicar diferentes opções de filtro e replicar dados para conjuntos diferentes de hosts de réplica.
A solução de distribuição de conteúdo foi criada para cenários de um para muitos, isto é, cenários que têm um host mestre e um grande número de hosts de réplica. Esses cenários podem replicar muitos arquivos ou trabalhar com um número pequeno de arquivos muito grandes. Nesse tipo de cenário, muitos dos hosts de réplica são organizados horizontalmente, como irmãos, no mesmo nível, e não em ordem hierárquica como nas relações pai-filho.

Em um cenário normal que contenha vários hosts de réplica no mesmo nível, se mais de um host de réplica precisar de nova sincronização após uma reinicialização ou alguma falha de conexão, todos os outros hosts de réplica também serão submetidos à nova sincronização. Porém, tal procedimento pode causar um problema de desempenho se houver centenas ou milhares de hosts de réplica. Portanto, em um cenário de distribuição de conteúdo, se mais de um host de réplica precisar de nova sincronização, somente os hosts que realmente precisarem serão submetidos à nova sincronização.
Outro recurso dos cenários normais que pode causar problemas em um ambiente altamente distribuído, é o modo de replicação online. Em um modo de replicação online normal, as alterações que ocorrerem no mestre serão imediatamente transferidas para a réplica e substituirão os dados existentes lá. Esse processo é útil para manter dos dados bastante atualizados na réplica, mas quando os usuários estiverem usando dados armazenados na réplica, seu trabalho poderá ser interrompido pelas atualizações contínuas. Para superar esse problema, um cenário de distribuição de conteúdo pode ser executado em um modo especial de replicação OnFileClose (Ao fechar o arquivo), disponível somente para cenários de distribuição de conteúdo.
No modo OnFileClose, todos os dados acumulados no mestre são transferidos para a réplica, mas não substituem imediatamente os dados existentes. Como alternativa, os dados alterados e transferidos para a réplica são salvos lá como uma cópia temporário do arquivo original e armazenados em um diretório oculto. Assim que o arquivo original for fechado no mestre, a cópia temporário da réplica será renomeada. Quando a cópia da réplica receber o nome do arquivo original, substituirá o arquivo antigo armazenado na réplica e manterá os dados da réplica atualizados. Esse método permite um processo de atualização que não interrompe o trabalho do usuário. Porém, se o modo OnFileClose não satisfizer as necessidades do seu ambiente, você pode também usar o modo de replicação online ou programado para a solução de distribuição de conteúdo.
|
Copyright © 2014 Arcserve.
Todos os direitos reservados.
|
|