Tópico anterior: Executando o processo de replicaçãoPróximo tópico: Modo Executar


Iniciar replicação

Após criar um cenário, você deve executá-lo para iniciar o processo de replicação. Geralmente, antes que as alterações nos dados do mestre possam ser duplicadas na réplica, o mestre e a réplica precisam ser sincronizados. Portanto, a primeira etapa ao iniciar uma replicação é sincronizar os servidores mestre e de réplica. Após a sincronização dos servidores, uma replicação online é iniciada automaticamente, atualizando continuamente a réplica com todas as alterações que ocorrem no mestre.

O Arcserve RHA permite sincronização e replicação simultâneas. Neste caso, os servidores são sincronizados, embora os arquivos estejam em uso e sendo atualizados. Todas essas alterações que ocorrem no mestre são capturadas e mantidas em um spool. Após a conclusão da sincronização, a replicação é iniciada, e as alterações são atualizadas na réplica.

Observação: para que o processo de replicação tenha êxito, verifique se o usuário usado pelo mecanismo para execução tem permissão de leitura no mestre, permissões de gravação e leitura em cada diretório raiz de replicação e nos arquivos incluídos, bem como, em todos os hosts de réplica participantes.

Para iniciar a replicação

  1. No gerenciador, selecione a réplica que deseja suspender.
  2. Para executar o cenário, clique em Executar na barra de ferramentas padrão.

    O Arcserve RHA verifica o cenário antes de executá-lo.

  3. Se o cenário não estiver configurado corretamente ou ocorrerem problemas nos hosts participantes, os erros serão informados no painel Evento.

    Esteja ciente do seguinte:

  4. Quando nenhum erro é informado, a caixa de diálogo Executar é exibida.

    a caixa de diálogo Executar é exibida

    A caixa de diálogo Executar relaciona as opções de sincronização. Você pode escolher entre as sincronizações por arquivo, volume ou bloco. Para obter mais informações, consulte Sincronização.

    Observação: em geral, os valores padrão são as opções mais adequadas.

  5. Para os cenários do servidor de arquivos, verifique se Sincronização por arquivos está selecionada como o método de sincronização e clique em OK.

    Importante:  não ignore a sincronização, a menos que tenha certeza absoluta de que os dados nos diretórios raiz do mestre e das réplicas sejam idênticos.

    Agora, o gerenciador indica que o cenário está em execução por meio de um símbolo de reprodução em verde, à esquerda do cenário, e do estado do cenário exibido como Em execução.

  6. Quando um cenário entra em execução, a guia Estatísticas aparece na parte inferior do painel Estrutura, apresentando uma exibição gráfica da replicação.

    A guia Estatísticas é exibida quando um cenário está em execução

  7. Por padrão, um Relatório de sincronização é gerado logo após o início da sincronização. Para exibir o relatório, consulte o tópico Exibindo relatório.

    Observação: também é possível gerar um Relatório de replicação regularmente, para monitorar o processo de replicação em cada servidor participante.