O Virtual Standby permite definir diretivas de conversão personalizadas que você atribui a nós do CA ARCserve D2D.
- Efetue logon no servidor do Virtual Standby e abra o Virtual Standby.
Na barra de navegação na página inicial, clique em Diretivas.
A janela Diretiva é aberta.
- Clique em Novo na barra de ferramentas de Diretivas.
A caixa de diálogo Nova diretiva é aberta.
- No campo Nome da diretiva, especifique um nome para a diretiva.
Clique na guia Virtual Standby.
As opções Servidor de virtualização, Máquina virtual e Configurações substitutas são exibidas.
- Clique em Servidor de virtualização.
As opções do Servidor de virtualização são exibidas.
- Preencha as seguintes opções do servidor de virtualização:
Sistemas VMware:
- Tipo de virtualização - clique em VMware.
- Host do ESX/vCenter--especifique o nome de host do sistema ESX ou vCenter Server.
- Nome de usuário - especifique o nome de usuário necessário para fazer logon no sistema VMware.
Observação: a conta especificada deve ser uma conta administrativa ou uma conta com privilégios administrativos no sistema ESX ou vCenter Server.
- Senha - especifique a senha para o nome do usuário necessária para fazer logon no sistema VMware.
- Protocolo - especifique HTTP ou HTTPS, dependendo do protocolo que você deseja usar para a comunicação entre o nó do CA ARCserve D2D de origem e o servidor de monitoramento.
- Porta - especifique a porta que deseja usar para a transferência de dados entre o servidor de origem e o servidor de monitoramento.
- Nó do ESX - os valores neste campo variam de acordo com o valor especificado no campo Host do ESX/vCenter:
- Sistemas ESX Server - ao especificar um sistema ESX Server no campo Host do ESX/vCenter, esse campo exibe o nome do host do sistema ESX Server.
- Sistemas vCenter Server - ao especificar um sistema vCenter Server no campo Host do ESX/vCenter, esse campo permite especificar (a partir de uma lista suspensa) o sistema ESX Server que deseja associar a tal diretiva.
- Servidor de monitoramento - especifique o nome do host do servidor do qual deseja obter o status do servidor de origem monitorado.
Observação: o servidor de monitoramento pode ser qualquer computador físico ou máquina virtual desde que o servidor não esteja funcionando como o servidor proxy para uma implementação do CA ARCserve Central Host-Based VM Backup.
- Nome de usuário - especifique o nome de usuário necessário para fazer logon no sistema de monitoramento.
- Senha - especifique a senha para o nome do usuário necessária para fazer logon no servidor de monitoramento.
- Protocolo - especifique HTTP ou HTTPS, dependendo do protocolo que você deseja usar para a comunicação entre o servidor CA ARCserve Central Virtual Standby e o sistema do ESX Server (servidor de monitoramento).
- Porta - especifique a porta que você deseja usar para a transferência de dados entre o servidor CA ARCserve Central Virtual Standby e o sistema do ESX Server (servidor de monitoramento).
- Usar o servidor de monitoramento como proxy para a transferência de dados - especifique essa opção para permitir que o servidor de monitoramento copie os dados de conversão do nó de origem do CA ARCserve D2D para o armazenamento de dados do ESX Server. Com essa opção ativada, o Virtual Standby transfere os dados de conversão do nó de origem para o armazenamento de dados do ESX Server usando a comunicação de canal de fibra, que é mais rápido do que usar a comunicação LAN, para transferência de dados.
Observação: a opção Usar o servidor de monitoramento como proxy para a transferência de dados fica ativada por padrão. É possível desativar essa opção para permitir que o servidor de origem do CA ARCserve D2D copie os dados de conversão diretamente para o armazenamento de dados no sistema ESX Server.
Sistemas Hyper-V:
- Tipo de virtualização - clique em Hyper-V.
Observação: quando você clica em Hyper-V, as opções de monitoramento não estão acessíveis. Isso acontece porque o servidor Hyper-V assume a função do servidor de monitoramento.
- Nome do Host Hyper-V - especifique o nome do host do sistema Hyper-V.
- Nome de usuário - especifique o nome de usuário necessário para fazer logon no sistema Hyper-V.
Observação: a conta especificada deve ser uma conta administrativa ou uma conta com privilégios administrativos no sistema Hyper-V.
- Senha - especifique a senha para o nome do usuário necessária para fazer logon no sistema Hyper-V.
- Porta - especifique a porta que deseja usar para a transferência de dados entre o servidor de origem e o servidor de monitoramento.
- Servidor de monitoramento - especifique o nome do host do servidor do qual deseja obter o status do servidor de origem monitorado.
- Nome de usuário - especifique o nome de usuário necessário para fazer logon no sistema de monitoramento.
- Senha - especifique a senha para o nome do usuário necessária para fazer logon no servidor de monitoramento.
- Protocolo - especifique HTTP ou HTTPS, dependendo do protocolo que você deseja usar para a comunicação entre o servidor CA ARCserve Central Virtual Standby e o sistema do Hyper-V Server (servidor de monitoramento).
- Porta - especifique a porta que você deseja usar para a transferência de dados entre o servidor CA ARCserve Central Virtual Standby e o sistema do Hyper-V Server (servidor de monitoramento).
Clique em Máquina virtual.
As opções de máquina virtual são exibidas.
- Preencha as seguintes opções de máquina virtual:
Sistemas VMware:
Aplique as opções a seguir da máquina virtual para sistemas VMware:
Sistemas Hyper-V:
Aplique as opções a seguir da máquina virtual para sistemas Hyper-V:
- Configurações básicas da VM - conclua as seguintes configurações básicas:
- Caminho da VM - especifique uma das seguintes opções de caminho de VM:
- Especificar um caminho para todos os discos virtuais - especifique o local no servidor Hyper-V onde deseja armazenar os dados de conversão.
- Especificar um caminho para cada disco virtual - especifique o local no servidor Hyper-V onde deseja armazenar os dados de conversão para cada disco virtual.
Observação: o CA ARCserve Central Virtual Standby não oferece suporte à criação de imagens de disco virtual (arquivos VHD) em volumes compactados e volumes que foram criptografados pelo sistema de arquivos. Se o caminho especificado residir em volumes compactados ou criptografados do Hyper-V, o Virtual Standby impede a criação da diretiva.
- Rede da VM - permite definir NICs, redes virtuais e os caminhos que o sistema Hyper-V Server usa para se comunicar com as máquinas virtuais. Especifique uma das seguintes opções e preencha os campos solicitados.
- Especificar um tipo de adaptador de rede para cada NIC e conectar o adaptador de rede à seguinte rede - permite definir como mapear a NIC virtual para a rede virtual. Especifique essa opção quando a máquina virtual contiver NICs virtuais e uma rede virtual.
- Especificar um tipo de adaptador de rede e uma rede virtual para cada NIC - permite definir o nome da rede virtual que deseja que o NIC use para se comunicar.
Clique em Configurações substitutas.
As opções de Configurações substitutas são exibidas.
- Preencha as seguintes opções de Configurações substitutas:
Recuperação:
Selecione um dos seguintes métodos:
- Iniciar a máquina virtual manualmente - permite ligar e configurar manualmente máquinas virtuais quando o servidor de origem falha ou interrompe a comunicação. Especifique esta opção quando preferir analisar a causa da falha antes de configurar as máquinas virtuais e permitir aos servidores funcionarem como servidores de origem.
- Iniciar a máquina virtual automaticamente - permite ligar e configurar automaticamente máquinas virtuais quando o servidor de origem falha ou interrompe a comunicação. Especifique esta opção quando deseja permitir que as máquinas virtuais parem de funcionar como servidores de origem imediatamente após os servidores de origem falharem ou interromperem a comunicação.
Observação: a opção de recuperação padrão é Iniciar manualmente a máquina virtual.
Propriedades do sinal de monitoramento:
- Tempo limite--especifique o tempo que o servidor de monitoramento deve aguardar um sinal de monitoramento antes de ligar o instantâneo de um ponto de recuperação.
- Frequência--especifique a frequência com que o servidor de origem fará a comunicação dos sinais de monitoramento com o servidor do monitor.
Exemplo: o valor de tempo limite especificado é 60. O valor de frequência especificado é 10. O servidor de origem comunicará sinais de monitoramento em intervalos de 10 segundos. Se o servidor de monitoramento não detectar um sinal de monitoramento em 60 segundos do último sinal detectado, ele ligará a máquina virtual usando o instantâneo do ponto de recuperação mais recente.
Clique na guia Preferências.
A janela de opções de Alertas por emails é exibida.
- Preencha as seguintes opções de Alertas por email:
- Sinal de monitoramento faltando para a máquina de origem - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando o servidor de monitoramento não detecta um sinal de monitoramento no servidor de origem.
- VM ligada para a máquina de origem configurada para ser ligada automaticamente - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando ele liga uma máquina virtual que foi configurada para ligar automaticamente quando um sinal de monitoramento não é detectado.
- Sinais de monitoramento ausentes para a máquina de origem configurada para ser ligada manualmente - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando ele não detecta um sinal de monitoramento de um servidor de origem que não esteja configurado para ligar automaticamente.
- Espaço livre de armazenamento da VM abaixo de - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando detecta espaço livre em disco insuficiente no caminho definido pelo HyperVisor. A detecção ocorre quando a quantidade de espaço livre em disco é menor do que o limite definido pelo usuário. O limite máximo pode ser representado como um valor absoluto (em MB) ou uma porcentagem da capacidade do volume.
- Erros/falhas/paralisação no Virtual Standby - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando detecta um erro que ocorreu durante o processo de conversão.
- Operação do Virtual Standby realizada com êxito - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando detecta que uma máquina virtual foi ligada com êxito.
- O Hypervisor não está acessível - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando detecta que ele não pode se comunicar com o sistema ESX Server ou com o sistema Hyper-V.
- Falha na licença - especifica que o Virtual Standby deve enviar notificações de alerta quando detectar problemas de licenciamento em servidores do Virtual Standby, servidores de origem e servidores de monitoramento.
- O Virtual Standby não foi iniciado com êxito a partir do instantâneo do ponto de recuperação - o Virtual Standby envia notificações de alerta quando detecta que uma máquina virtual não foi ligada automaticamente e a opção de início automático da recuperação de substituição da máquina virtual é especificada.
Clique em Salvar.
A diretiva é salva.