Tópico anterior: Usando o VDDK para diferentes versões dos backups do VMwarePróximo tópico: O agente de backup e de recuperação para máquinas virtuais para de responder ao usar o VMware VDDK 5.1


O backup de VM em um Hyper-V Server falha

Válido em todos os sistemas operacionais Windows.

Sintoma:

Ao executar um backup online de um VSS (Volume Shadow Copy Service - Serviço de cópia de sombra de volume), o VSS requer a montagem de instantâneo de VHD para revertê-lo para o estado adequado. Se automount estiver desativada, o VSS não consegue montar o instantâneo de VHD conforme necessário.

Para determinar se automount está ativada, execute DISKPART.EXE a partir de um prompt de comando e, em seguida, execute o comando a seguir sem as aspas no prompt DISKPART: "automount".

O backup da máquina virtual falha quando a seguinte mensagem de erro é exibida no log de atividades:

AE0603 RMDMISLARCRW009 05/11/2012 17:37:09 2171 1 Falha ao criar a cópia de sombra VSS para a VM na máquina host Hyper-V.

Solução:

Execute o DISKPART.EXE a partir de um prompt de comando e, em seguida, execute o comando a seguir sem as aspas no prompt DISKPART:

"automount enable"

Certifique-se de que o estado do "Gravador VSS do Microsoft Hyper-V" esteja estável e envie a tarefa novamente.

http://support.microsoft.com/kb/2004712

Falha ao criar bitmap de disco, ocorrem erros durante os backups

Válido em plataformas Windows.

Sintoma:

Uma das seguintes mensagens é exibida no log de atividades após uma tarefa de backup da máquina virtual ser executada:

AW0720: falha ao criar bitmap de disco para o disco x:\VmMountDir\VM\xxxx.vmdk. "Será feito backup do disco completo, inclusive dos blocos não usados."
AW0589: falha ao ativar o rastreamento de bloco alterado para a máquina virtual. "Será feito backup do disco completo, inclusive dos blocos não usados." 

Solução:

As tarefas de backup falham quando o CA ARCserve Backup não pode identificar os blocos de dados que foram alterados. Os itens a seguir são necessários para o rastreamento de bloco alterado (CBT) para detectar os setores do disco que estão sendo usados com a ID de alteração do caractere especial "*".

Observação: em algumas circunstâncias, como falta de energia ou um desligamento abrupto da máquina virtual, o CBT pode se redefinir e perder o controle das alterações incrementais.

Para corrigir este comportamento, faça o seguinte:

  1. Exclua todos os instantâneos da máquina virtual afetada.
  2. Desligue a máquina virtual.
  3. Abra o vCenter Client ou o vSphere Client.
  4. Localize a máquina virtual afetada. Clique com o botão direito do mouse na máquina virtual e clique em Edit Settings no menu pop-up para abrir a caixa de diálogo Virtual Machine Properties.
  5. Na seção Advanced, clique em General e, em seguida, clique em Configuration Parameters para abrir a caixa de diálogo Configuration Parameters.

    Caixa de diálogo Virtual Machine Properties. Clique em General, em seguida, clique em Configuration Parameters.

  6. Na caixa de diálogo Configuration Parameters, defina todas as propriedades do dispositivo de disco ctkEnabled como false. Por exemplo, ctkEnabled, ide0:0ctkEnabled, ide0:1ctkEnabled, scsi0:0.ctkEnabled, scsi0:1.ctkEnabled e assim por diante, como ilustrado na seguinte caixa de diálogo.

    Observação: também deve-se alterar para false o valor de todos os dispositivos de disco para a máquina virtual.

    Caixa de diálogo Configuration Parameters. Localize o objeto e altere o valor para false.

  7. Clique em OK para salvar as alterações e fechar a caixa de diálogo Configuration Parameters. Em seguida, clique em OK para fechar a caixa de diálogo Virtual Machine Properties.
  8. Abra as pastas da origem de dados na máquina virtual e exclua todos os arquivos –ctk.vmdk.
  9. Ligue a máquina virtual.

Após concluir essas etapas, o CBT será ativado e os arquivos .ctk.vmdk serão recriados depois da execução da tarefa de backup.