

Apresentando os agentes e as opções do CA ARCserve Backup › Usando os agentes › Agente para Oracle › Como usar o agente no modo RMAN › Fazer backup usando o agente para Oracle no modo RMAN › Fazer backup de bancos de dados offline usando o CA ARCserve Backup no modo RMAN › Backup em modo offline
Backup em modo offline
É possível executar uma operação de backup no modo offline usando as seguintes instruções.
Observação: antes de abrir o gerenciador de backup, certifique-se de que o servidor Oracle esteja em execução e inicie o CA ARCserve Backup e o agente.
Para executar o backup em um banco de dados do Oracle no modo offline
- Abra o gerenciador de backup, selecione a guia Origem e expanda os Agentes Windows.
- Na opção Agentes Windows, clique no host no qual o Oracle está instalado.
É aberta a caixa de diálogo Logon.
- Digite o nome de usuário, a senha e clique em OK.
O host aparece com a lista.
- Selecione o banco de dados Oracle do qual deseja fazer backup.
É aberta a caixa de diálogo Logon.
- Digite o nome de usuário e a senha DBA do banco de dados Oracle e, em seguida, clique em OK.
Observação: certifique-se de que o nome de usuário e a senha do Oracle usados para se conectar ao Oracle tenham os privilégios de sysdba.
- Para configurar as opções de backup, selecione a guia Origem e clique com o botão direito do mouse para selecionar Opções locais.
A caixa de diálogo Opções de backup do agente para Oracle é aberta.
- Selecione a opção Fazer backup do banco de dados Oracle no modo RMAN para ativar os campos.

- Preencha os seguintes campos:
- Usar um catálogo RMAN (recomendável) -- certifique-se de que a caixa de seleção Usar um catálogo RMAN (recomendável) esteja marcada e digite o nome e a senha do proprietário do banco de dados do catálogo.
Observação: é possível usar o catálogo RMAN, caso contrário, o RMAN usará somente arquivos de controle para gerenciar os backups. Usando somente os arquivos de controle apresenta um risco de que, se o banco de dados e todos os arquivos de controle forem perdidos de alguma forma, isso evitará que o RMAN seja capaz de restaurar o banco de dados. Usando a opção de catálogo RMAN, evita-se a possibilidade de perder as informações relacionadas com o backup dos arquivos de controle, assim como outras informações valiosas. Observe também que, se o catálogo RMAN não for utilizado, as possibilidades de realização de uma recuperação pontual ficam limitadas.
Caso opte por não selecionar a opção do banco de dados do catálogo, é exibida uma mensagem de aviso lembrando-o de que o Agente para Oracle não pode executar um backup ou restauração completo do banco de dados usando o RMAN.
- Tipo de backup -- selecione o modo offline.
- Método de backup -- permite especificar um dos seguintes métodos de backup:
- Usar opção global ou de rotação -- essa opção é ativada por padrão. Se essa opção não for desativada, a tarefa de backup usará o método de backup global ou rotação da guia Programar.
- Backup completo - este método, normalmente, diminui a quantidade de fitas necessária para restaurar o banco de dados, porém leva mais tempo durante o backup.
- Backup incremental - este método reduz o tempo de backup mas a restauração, normalmente, requer mais tempo e mais fitas a serem carregadas (ou seja, o último backup completo mais todos os incrementais).
- Quantidade de canais (fluxos) -- se houver mais de uma unidade e volume no sistema, é possível usar a opção Quantidade de canais (fluxos) no Gerenciador de backup para melhorar o desempenho dos backups. Após alocar um determinado número de canais a serem usados para o backup, o agente e o RMAN determinam como os vários canais são organizados e distribuídos, e se todos os canais especificados são necessários. Em alguns casos, o RMAN pode determinar que, em vez de usar todos os canais especificados, a tarefa de backup pode ser melhor realizada empacotando sequencialmente mais de uma tarefa (parte) por canal, e como um resultado usará um número menor de canais para a tarefa. O número de dispositivos ou grupos de dispositivos disponíveis no sistema determina o número de tarefas executadas pelo RMAN simultaneamente.
Importante: após especificar mais de um canal no Gerenciador de backup, evite selecionar uma mídia ou grupo de dispositivo de mídias específico na guia Destino, uma vez que isso impede que a multitransmissão ocorra.
Observação: na caixa de diálogo Opções de backup do Oracle, certifique-se de que o valor da opção Quantidade de canais (fluxos) esteja entre 1 e 255. Já que este parâmetro afeta o agente, o RMAN determina a quantidade real de canais (fluxos) necessária para a tarefa de backup e restauração.
- Formato de partes de backup -- digite o prefixo e o sufixo da sequência de caracteres do formato de partes de backup.
- Eliminar o log após o backup do log -- use esta opção para eliminar o log de arquivo após seu backup.
- (Opcional) Selecione a guia Opções de backup avançado do Oracle.
Digite em um dos campos se desejar modificar o desempenho do backup. Alguns dos parâmetros de backup incluem:
- Fazer backup de peça com o tamanho (KB) - insira um número (em KB) no campo Fazer backup de peça com o tamanho (KB), se desejar que o RMAN gere mais de uma peça de backup.
- Taxa de leitura (# buffers) - insira o número máximo de buffers por segundo no campo Taxa de leitura (# buffers) o qual deseja que o RMAN use durante a leitura de dados do disco.
- Quantidade de arquivos por conjunto de backup - insira no campo Quantidade de arquivos por conjunto de backup um número para limitar a quantidade de peças de backup que o RMAN deve usar por conjunto de backup.
- Tamanho do bloco (bytes) (Oracle 9i) -- digite um valor no campo Tamanho do bloco (bytes) para permitir que o RMAN determine o tamanho dos blocos de dados a serem enviados para o agente ao executar um backup.
- Número máximo de arquivos abertos -- digite um número no campo Número máximo de arquivos abertos para limitar o número total de arquivos que o RMAN abrirá ao mesmo tempo. Deixar esse campo em branco permitirá ao RMAN usar o valor padrão.
- Tamanho do conjunto de backup (KB) - insira no campo Tamanho do conjunto de backup (KB) um número para limitar a quantidade de dados de backup que deve ser incluído no conjunto de backup. Recomendamos deixar esse campo em branco.
- Número de cópias - insira no campo Número de cópias um número entre 1 e 4 para indicar a quantidade de cópias de peças de backup o RMAN deve gerar.
Observação: para que seja possível gerar mais de uma cópia, é necessário ativar a opção BACKUP_TAPE_IO_SLAVES no arquivo SPFILE ou em init<sid>.ora. Do contrário, será recebida uma mensagem de erro.
- A tarefa falha se a quantidade de cópias for maior que 1 e não houver unidades suficientes disponíveis -- use esta opção para que a tarefa de backup falhe quando a quantidade de cópias for maior que 1 e a tarefa não puder acessar dispositivos suficientes para oferecer suporte a eles. A tarefa de backup continuará sendo executada, se essa opção não estiver selecionada. Mas o número de cópias é reduzido automaticamente quando a tarefa detecta que o número de dispositivos é insuficiente.
- Seleção de logs arquivados -- selecione todos os logs arquivados ou selecione-os com base no tempo.
Existem quatro opções de se fazer backup de logs arquivados. São elas:
- Todos -– faz backup de todos os logs arquivados
- Com base no tempo -– faz backup de logs arquivados com base no tempo
- Com base em SCN –- faz backup de logs arquivados com base no número do SCN
- Com base na sequência de logs -– faz backup de logs arquivados com base no número da sequência de logs
- Segmento -- disponível quando a opção Tudo não estiver em uso. Certifique-se de que o número do segmento esteja sempre definido como 1, se não for um ambiente RAC.
- Marca de backup RMAN -- digite uma sequência de caracteres a ser utilizada para definir uma marca no conjunto de backup.
- Carregar script RMAN -- use esta opção para inserir o caminho de seu script RMAN.
Importante: se a opção Carregar script RMAN estiver ativada, todas as opções selecionadas no gerenciador de restauração serão ignoradas e o script RMAN será carregado e executado. No entanto, se apenas o arquivo de parâmetros no gerenciador de restauração for selecionado, o arquivo de parâmetros será restaurado e o script RMAN não será executado.
- Tempo de espera de disponibilidade do dispositivo padrão (minutos) -- especifica quanto tempo a tarefa de backup deverá aguardar se não conseguir acessar o número de dispositivos necessários. Após a expiração do tempo especificado, a tarefa será interrompida ou continuará, se você tiver ativado a opção Continuar o backup mesmo se alguns dispositivos solicitados não estiverem disponíveis.
- Continuar o backup mesmo se algum dispositivo solicitado não estiver disponível -- selecione esta opção quando tiver ao menos um dispositivo atribuído para executar a tarefa. Se essa opção não for selecionada, a tarefa será interrompida quando não conseguir acessar dispositivos suficientes dentro do tempo especificado na opção Tempo de espera pela disponibilidade do dispositivo (minutos).
Clique em OK.
- Selecione a guia Destino e selecione o grupo de dispositivos de mídia e a mídia onde deseja armazenar o backup.
Importante: caso defina a opção Quantidade de canais como um número maior do que um, não selecione uma mídia específica ou um grupo de dispositivos de mídia na guia Destino.
- Clique na guia Método/Programação e selecione um dos tipos de Programação:
- Personalizado
- Rotação
- Rotação GFS
- Clique em Enviar na barra de ferramentas.
A caixa de diálogo Enviar tarefa é aberta.
- Agende a execução da tarefa para agora ou posteriormente. Clique em OK.
A caixa de diálogo Enviar tarefa é aberta.
- Preencha os campos obrigatórios da caixa de diálogo Enviar tarefa e clique em OK.
A tarefa é enviada. É possível monitorar a tarefa no Gerenciador de status de tarefas.
Observação: para obter mais informações sobre as restrições relacionadas ao monitoramento de backups, consulte Limitações de backup e restauração usando o modo RMAN.
Um backup pode fazer com que sejam necessárias várias sessões na mídia mesmo que somente um objeto tenha sido selecionado. Por exemplo: se for digitado um limite no campo Tamanho do conjunto de backup na guia Opções de backup avançado do Oracle, serão criadas múltiplas sessões.
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
 
|
|