Ao implementar serviços web, entender as considerações de segurança importantes. A configuração padrão quando o HTTP é usado não é segura; todas as informações sem formatação enviadas entre o cliente e o servidor em chamadas de serviços web pela rede com o protocolo HTTP não estão protegidas. Isso inclui não somente dados de aplicativos, como descrições de ticket e nomes de contatos, mas também identificadores de sessão de serviço web (SID). Dependendo dos métodos de logon do aplicativo do serviço web usado, ele pode incluir senhas.
É recomendável que os administradores que implementam serviços web releiam atentamente essas informações e sigam etapas adicionais de configuração em nível de aplicativo e de rede para proteger o ambiente de seus serviços web.
Importante: a configuração padrão do serviço web usada com HTTP é arriscada e vulnerável a ameaças à segurança, que podem incluir descoberta de senha, invasões, espionagem de dados, etc.
Há três importantes configurações de segurança inter-relacionadas na implantação de serviços web:
A seguir está a descrição de cada recurso de segurança:
A autenticação com métodos de nome do usuário/senha pode ser desativada usando-se o seguinte comando de configuração de segurança:
disable_user_logon
Antes de ativar esta opção, o administrador precisa verificar se todos os clientes de serviço web para os quais uma empresa está solicitando acesso a serviços web podem realmente suportar o método alternativo de autenticação, que é o método de logon com base em PKI. A principal vantagem da tecnologia PKI é que os aplicativos clientes de serviços web não exigem contas de usuário no sistema mantidas, isto é, a manutenção, o armazenamento e a transmissão de suas senhas.
Importante: O SSL (ou https) é recomendado quando serviços web são implantados para proteger as trocas de autenticação em nível de aplicativos, as transmissões subsequentes de identificação de sessão e os dados.
require_secure_logon
Esse recurso de segurança requer que você use o SSL (ou https) para chamar os métodos Login() e LoginService(). Esse recurso também fornece um método prático para proteger o nome do usuário e a senha enquanto evita a sobrecarga de SSL no restante dos serviços web.
Importante: se você usar o comando require_secure_logon, o aplicativo de serviços web não confirmará que a segurança em nível de protocolo de comunicações está imposta aos métodos diferentes de Login() e LoginService(). A menos que outras precauções sejam tomadas, outros métodos de serviços web podem ser chamados sem segurança, causando uma maior vulnerabilidade a ameaças à segurança.
require_secure_connection
Esse recurso de segurança exige que você use o SSL para acessar qualquer parte do serviço web. Se o https for necessário, mas não for usado, então será retornada uma SOAP Fault com código UDS_SECURE_CHANNEL_REQUIRED.
Observação: para obter mais informações sobre como configurar o SSL, consulte a documentação do container de servlet do J2EE.
| Copyright © 2012 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |