Considere o exemplo de um cenário onde todos os dispositivos de infraestrutura de hardware em um ambiente de cliente tenha objetivos individuais definidos conforme os requisitos de disponibilidade. Usar a abordagem de modelagem padrão é uma tarefa muito difícil de atingir e envolveria vários agrupamentos lógicos para os dispositivos e gerenciamento usando o modelo de recurso. Para adicionar à complexidade, os objetivos desses dispositivos podem mudar ao longo do tempo. Esses valores alvo são atualizados no CA Business Service Insight por um script de conversão conforme os detalhes são armazenados em um CMDB externo (consulte o tópico Exemplos de melhores práticas de script de conversão para obter o exemplo do script de conversão)
Nessa instância, a métrica pode ser:
O percentual de disponibilidade por dispositivo de hardware.
Um modo de modelar efetivamente isso é usar o recurso Atributos personalizados junto com um dos outros recursos principais Destinos dinâmicos Ambos podem ser usados com uma métrica agrupada para atingir os resultados desejados. A adição do objetivo do nível de serviço diretamente ao recurso permite que a lógica de negócios compare os níveis de serviço de cada recurso (dispositivo de hardware) com seu próprio objetivo. Uma métrica agrupada fornece a conformidade do serviço individual de cada parte do hardware usando uma única métrica.
Portanto, é necessário criar primeiro o atributo personalizado adicionando-o ao tipo de recurso destes dispositivos (em que todos os dispositivos são um recurso do tipo Dispositivo de infraestrutura). O atributo personalizado criado é chamado de DeviceTarget e pode ser adicionado a partir do menu em Catálogo de serviço > Atributos personalizados. Observe que ao criar o atributo personalizado, é necessário vinculá-lo ao tipo(s) de recurso que precisam dele.

Agora, ao exibir os recursos no sistema, é possível ver que o novo atributo personalizado está disponível para o tipo de recurso a que foi vinculado.

Além disso, os recursos individuais têm um campo que pode ser atualizado.

Nesse exemplo, este campo normalmente será inserido/atualizado pelo script de conversão.
Agora que os recursos têm um objetivo especificado, é possível desenvolver a lógica para executar o cálculo necessário (após confirmar as alterações do recurso). O código de amostra a seguir mostra como extrair o valor de atributo personalizado do recurso (em negrito).
Option Explicit
Dim TotalTime
Dim OutageTime
Dim PeriodStart
Sub OnRegistration(dispatcher)
dispatcher.RegisterByResource "OnDeviceOutageEvent", "DeviceOutageEvent", _
Context.ClusterItem
End Sub
Sub OnLoad(TIME)
TotalTime = 0
OutageTime = 0
End Sub
Sub OnPeriodStart(TIME)
TotalTime = 0
OutageTime = 0
PeriodStart = TIME
End Sub
Sub OnPeriodEnd(TIME, isComplete)
TotalTime = Tools.NetTime(PeriodStart, TIME)
End Sub
Sub OnDeviceOutageEvent(eventDetails)
OutageTime = OutageTime + Tools.NetTime (eventDetails ("OutageStartTime"), _
eventDetails ("OutageEndTime"))
End Sub
Objetivo da função
Target = eventDetails.CustomAttribute ("DeviceTarget")
End Function
Function Result
If TotalTime > 0 Then
Result = (TotalTime - OutageTime) / TotalTime
Else
Result = Null
End If
End Function
| Copyright © 2012 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |