Os conectores interagem com a fonte de dados de um lado e com o listener de conectores e servidor de logs do CA Business Service Insight do outro, conforme ilustrado no diagrama a seguir.

O conector se comunica com a fonte de dados para a recuperação de dados por meio de uma conexão ODBC e pode estar localizado local ou remotamente em relação à fonte de dados, contanto que o conector possa estabelecer a conexão ODBC.
O conector se comunica com o servidor de aplicativos do CA Business Service Insight usando o protocolo TCP/IP e, portanto, pode estar localizado local ou remotamente em relação a ele, contanto que possa estabelecer a conexão TCP/IP.
O conector deve ter duas portas abertas: uma para o listener de conectores e outra para o servidor de logs. As portas do listener de conectores devem ser exclusivas por conector e não devem entrar em conflito com outras operações ou aplicativos de rede que também podem usar essas portas. Por exemplo, você não deve usar a porta 1521, uma vez que, em geral, essa porta é usada pelo protocolo TNS do Oracle para comunicação com o banco de dados, etc. Talvez também seja necessário considerar os firewalls locais que podem bloquear o tráfego.
Observação: verifique com o administrador local se não tiver certeza de quais portas estão disponíveis para uso, ou se você precisará solicitar que as portas sejam abertas para permitir que essa comunicação seja realizada.
A porta e o endereço do listener de conectores são definidos no arquivo de configuração do conector. A porta e o endereço IP do servidor de logs são definidos por meio das entradas do conector no registro.
A operação de cliente/servidor em relação ao listener de conectores é configurável, o que torna possível configurar o conector para funcionar como um cliente ou um servidor. A configuração da operação de cliente/servidor é executada no lado do conector nos parâmetros do arquivo de configuração. Para fazer isso, as variáveis Port, Address e ConnectionInitiator devem ser configuradas de maneira apropriada.
Se ConnectionInitiator estiver definida para ser o conector, apenas uma porta de destino será necessária. Se estiver definida para ser o CA Business Service Insight, uma porta e um endereço IP do listener de conectores no CA Business Service Insight serão necessários. Por padrão, o servidor é definido para ser o conector. Algumas vezes, esse é um recurso importante para ativar uma regra de firewall a ser acionada (um recurso conhecido como acionamento de portas). Às vezes, um firewall permite apenas uma solicitação de chegada em uma porta, se a mensagem tiver sido enviada de "dentro" do firewall nessa mesma porta. Em seguida, ela aciona o firewall para permitir que a comunicação seja realizada.
Observação: consulte o administrador de rede para obter mais informações sobre as condições locais que podem afetar as comunicações do conector.
De um ponto de vista de segurança, é recomendável que o conector seja definido para ser o cliente, pois isso garante o destino de eventos ao trabalhar em um ambiente com várias implantações para testes e produção.
Para verificar o êxito da transmissão de registros de dados do conector para o listener de conectores do CA Business Service Insight, o conector incorpora um algoritmo de ACKs/janela deslizante na camada de TCP/IP. Esse algoritmo basicamente envia pacotes de dados e, em seguida, aguarda uma confirmação do listener de conectores antes de passar para o próximo pacote. Cada pacote contém várias mensagens de dados brutos. O número de mensagens em um pacote pode ser configurado por meio da configuração do parâmetro Tamanho do pacote. Cada pacote tem uma sequência que está contida na mensagem de confirmação. Todos os parâmetros relevantes que controlam o processo estão contidos na seção de interface do CA Business Service Insight do arquivo de configuração. Em geral, no entanto, não é necessário alterar esses parâmetros.
O listener de conectores registra os dados brutos no pacote em uma única transação.
Observação: a operação de ACK pode ser executada apenas nas mensagens de dados brutos enviadas ao CA Business Service Insight.
A figura a seguir mostra o processo de comunicação do conector.

| Copyright © 2012 CA. Todos os direitos reservados. | Enviar email à CA Technologies sobre este tópico |