Tópico anterior: Usando o Índice de medição de serviço (SMI)

Próximo tópico: Níveis e características do SMI

Índice de medição de serviço (SMI) definido

O Índice de medição de serviço (SMI) é um conjunto de indicadores de desempenho centrado nos negócios que está sendo desenvolvido pelo Cloud Service Measurement Initiative Consortium (CSMIC) e uma iniciativa independente lançada pela Carnegie Mellon, Silicon Valley.

O CA Business Service Insight incorpora essa estrutura em ferramentas que permitem avaliar e comparar serviços internos e externos, e calcular as vantagens e riscos de se trabalhar com esses serviços. Em todo o CA Business Service Insight, os dados do SMI são exibidos usando os critérios de comparação internos, por categoria e com usuários do mesmo serviço.

Seis características são usadas para definir a estrutura SMI: qualidade, agilidade, risco, capacidade, custo e segurança.

Qualidade

Classifica os atributos de qualidade dos serviços, como taxas de defeito, tempo de reparo, resiliência e escalabilidade.

Agilidade

Classifica com que facilidade os recursos são integrados ao serviço, e com que facilidade os negócios podem adotar diferentes serviços ou tecnologias.

Risco

Classifica os fatores de risco como a estabilidade do negócio, verificação do contrato/SLA e a confiabilidade da cadeia de fornecimento.

Capacidade

Classifica os recursos básicos que o serviço fornece. Por exemplo, um serviço de email deve ser capaz de enviar e receber emails e um serviço de comércio eletrônico deve ser capaz de gerenciar pedidos. Esta medição classifica o serviço quanto à integridade e satisfação do usuário.

Custo

Classifica o custo de uma maneira granular e centrada no negócio, fornecendo transparência nas operações de TI e medições claras do valor.

Segurança

Classifica uma ampla variedade de fatores, incluindo retenção/disposição de dados, responsabilidade, privacidade, perda de dados e integridade.

Cada uma das seis características principais contém vários níveis de detalhes.