Tópico anterior: Entendendo a solução de distribuição de conteúdo

Próximo tópico: Gerenciando usuário

Criando um cenário de distribuição de conteúdo

A criação de um cenário de distribuição de conteúdo é semelhante à criação de um cenário de replicação para servidores de aplicativos e de bancos de dados. Nos dois casos, você usa o mesmo Assistente de criação de cenários passo a passo. A única grande diferença entre eles é que ao selecionar o modo de replicação de um cenário de distribuição de conteúdo, você tem um modo de replicação adicional. Esse modo de replicação, OnFileClose (Ao fechar o arquivo), está disponível apenas para fins de distribuição de conteúdo.

Observação: esta seção demonstra a configuração de um cenário genérico de distribuição de conteúdo no servidor de arquivos. Para obter instruções mais detalhadas envolvendo cenários ajustados para aplicativos específicos, consulte o Guia de Operações adequado.

Para criar um cenário de distribuição de conteúdo

  1. Abra o gerenciador do CA ARCserve RHA. Depois, no menu Cenário, selecione a opção Novo ou clique no botão Novo na barra de ferramentas padrão.

    O Assistente de criação de cenários é exibido.

  2. Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:
  3. Clique em Avançar. A página Selecionar o servidor e o tipo de produto é exibida.

    Uma lista de aplicativos e de tipos de cenários disponíveis é exibida.

    Observação: a lista de aplicativos disponíveis depende das licenças aplicadas.

  4. Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:

    Observação: as opções de Tarefas na réplica não estão disponíveis para a solução de distribuição de conteúdo.

  5. Clique em Avançar. A página Hosts mestre e de réplica é exibida.
  6. Especifique as seguintes informações:

    Observação: se desejar incluir mais de um servidor de réplica no cenário, digite aqui os detalhes do primeiro servidor ou do servidor de réplica imediatamente acima. Após concluir a criação do cenário, especifique manualmente os outros servidores de réplica, conforme descrito em Adicionar outros servidores de réplica.

  7. [Opcional] Marque a caixa de seleção Modo de avaliação, se desejar coletar estatísticas sobre a utilização exata da largura de banda e o desempenho da taxa de compactação sem efetivamente replicar os dados. Se você selecionar essa opção, nenhuma replicação ocorrerá, mas será fornecido um relatório após a conclusão do processo de avaliação.
  8. [Opcional] Marque a caixa de seleção Verificar o mecanismo do CA ARCserve RHA nos hosts quando quiser que o sistema verifique se os mecanismos estão instalados e em execução nos hosts mestre e de réplica especificados nesta página. Se os mecanismos não estiverem instalados nos hosts selecionados, use esta opção para instalá-los remotamente em um ou nos dois hosts. Para obter mais informações sobre a página Verificação de host, consulte Criando um cenário.
  9. Após selecionar as opções desejadas, clique em Avançar. A página Diretórios raiz do mestre é exibida.

    O CA ARCserve RHA exibe diretórios e arquivos existentes no servidor mestre. Esses diretórios e arquivos são os dados que podem ser replicados, protegidos e distribuídos. O CA ARCserve RHA agrega automaticamente em um mesmo diretório os dados que têm um caminho comum.

  10. Escolha os diretórios e arquivos que serão replicados do mestre para a réplica, marcando as respectivas caixas de seleção. Para excluir pastas e arquivos da replicação, desmarque as caixas de seleção.

    Observações:

  11. Após definir os dados a serem replicados, clique em Avançar.

    A página Diretórios raiz da réplica é exibida.

    Nesta página, selecione os diretórios da réplica em que os dados replicados serão armazenados.

    Importante: O Assistente de criação de cenários configura automaticamente os diretórios raiz da réplica para que sejam os mesmos diretórios raiz do mestre. Se quiser manter essa configuração, verifique se o servidor de réplica tem as mesmas letras de unidade do servidor mestre e se os diretórios selecionados na réplica não contêm dados que você queira salvar. É possível alterar a configuração padrão posteriormente, conforme é descrito em Selecionar diretórios raiz da réplica.

  12. Para alterar os diretórios raiz da réplica, clique duas vezes no caminho de diretórios especificado. A caixa de diálogo Procurar e selecionar o diretório da réplica é exibida.
  13. Selecione o diretório da réplica em que os dados replicados serão armazenados e clique em OK.

    Você retornará à página Diretórios raiz da réplica.

    Observação: para alterar manualmente o diretório selecionado para armazenar os dados replicados, clique no nome do diretório escolhido e digite o nome de outro diretório. Se você especificar o nome de um diretório inexistente na réplica, o CA ARCserve RHA o criará automaticamente.

  14. Após definir o local de armazenamento dos dados replicados, clique em Avançar.

    A página Propriedades do cenário é exibida.

    A página Propriedades do cenário permite configurar as propriedades que afetam todo o cenário. Normalmente, os valores padrão são adequados.

    Se desejar configurar as propriedades do cenário nesta fase, consulte Compreendendo as propriedades do cenário. Se desejar configurar as propriedades do cenário posteriormente, consulte Configurando as propriedades do cenário.

  15. Na página Propriedades do cenário, você pode definir o modo de replicação do cenário. Além dos dois modos de replicação padrão, Online e Programação, o CA ARCserve RHA oferece outro modo de replicação especialmente criado para o cenário de distribuição de conteúdo, o modo OnFileClose (Ao fechar o arquivo). O modo OnFileClose é semelhante ao modo de replicação Online, com uma diferença: enquanto no modo Online as alterações nos dados transferidas do mestre para a réplica substituem imediatamente os dados existentes na réplica, no modo OnFileClose, as alterações em arquivos individuais aparecerão na réplica somente depois que o arquivo original do mestre for fechado. Desta forma, se usuários estiverem trabalhando diretamente com dados armazenados na réplica, o trabalho não será interrompido por constantes atualizações.

    Observação: o modo de replicação padrão é Online.

    Para definir o modo de replicação, abra o grupo Replicação e selecione a propriedade Modo. Depois, selecione o modo de replicação adequado na lista suspensa:

  16. Após definir as propriedades do cenário, clique em Avançar. A página Propriedades do mestre e da réplica é exibida.

    A página Propriedades do mestre e da réplica permite configurar as propriedades relacionadas ao host mestre ou de réplica. Normalmente, os valores padrão são adequados.

    Se desejar configurar as propriedades do mestre e da réplica nesse estágio, consulte Definindo propriedades do mestre e da réplica. Para configurar as propriedades do mestre e da réplica posteriormente, consulte Configurando propriedades do servidor mestre ou de réplica.

    Observação: após criar o cenário, você poderá modificar todas as configurações neste painel. Porém, antes de alterar propriedades de spool (que podem ser configuradas aqui), consulte as informações do spool para conhecer detalhes da configuração.

  17. Depois de definir as propriedades do mestre e da réplica, clique em Avançar.

    O CA ARCserve RHA verifica a validade do novo cenário e os inúmeros parâmetros diferentes entre os servidores mestre e de réplica, para garantir processos de replicação, distribuição e recuperação de dados bem-sucedidos. Concluída a verificação, a página Verificação de cenário é exibida.

    Observação:  embora o CA ARCserve RHA permita continuar com avisos, não é recomendável prosseguir. Para garantir operação adequada do aplicativo, solucione todas as situações informadas nos avisos antes de continuar.

  18. Se o cenário foi verificado com êxito, clique em Avançar.

    A página Execução do cenário é exibida.

  19. Após a verificação do cenário, você é solicitado a executá-lo. A execução do cenário inicia o processo de sincronização dos dados.
  20. A sincronização pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do banco de dados e da largura de banda da rede entre os hosts mestre e de réplica. Quando a sincronização terminar, o painel Evento exibirá esta mensagem: Todas as modificações durante o período de sincronização foram replicadas. Nesse ponto, a replicação em tempo real está operacional e a solução de distribuição de conteúdo está instalada e ativa.

    Observação: quando o cenário tiver mais de um host de réplica, a guia Estatísticas do cenário não exibirá uma visão gráfica geral do estado do cenário, mas as estatísticas do cenário organizada em tabelas.

  21. Por padrão, um relatório de sincronização é gerado logo após a sincronização. Para cada host de réplica que participar do cenário, será gerado um relatório separado de sincronização. Para obter mais informações sobre como abrir relatórios, consulte Exibindo relatório.